sábado, 30 de abril de 2011

NOTÍCIA - Reggae Fest

     
Numa altura em que o entusiasmo com os festivais músicais em Portugal é grande e no ano em que se assinalam 30 anos da morte de Bob Marley, Vila Nova de Gaia vai receber um festival de reggae.

O evento vai realizar-se nos dias 17 e 18 de Junho e tem como nomes confirmados: Julian Marley (filho de Bob Marley), Dub Inc e Terrakota para o primeiro dia e Inner Circle, Max Romeo e Lee Perry para o segundo.


Esta é a primeira edição deste festival que dá pelo nome de Reggae Fest e para além da música reggae, vai também contar com actividades relacionadas com ecologia e desporto.

CONCERTOS - Dream Theater

 
Dia: 17.07.2011 no Porto

Local: Coliseu do Porto

Preço: Entre 28€ (plateia) e 30€ (bancada e camarotes)

Márcia Santos - Cabra Cega

Aerosmith

     
Hoje vou falar de uma banda do conhecimento de muitos de nós. Toca rock, formou-se nos Estados Unidos em 1970 e ainda hoje está no activo (são mais de 40 anos!).

Em 1961, Steven Tyler, vocalista da banda Chain Reaction, juntou-se ao guitarrista Joe Perry e ao baixista Tom Hamilton (ambos membros da Jam Band) e formaram uma nova banda. Para completar, juntou-se o guitarrista Ray Tabano (antigo amigo de Steven) e o baterista Joey Kramer. Assim surgiram os Aerosmith - nome sugerido por Joey e que, segundo o próprio, "não tem nenhum significado especial".


Pouco tempo depois houve uma substituição do baterista por Brad Whitford, estabelecendo-se assim aquela que é considerada a formação clássica da banda.

Começaram por dar pequenos concertos nos bares de Boston, mas o agrado do público foi tanto que em 1972 assinaram um contrato com a Columbia Records, que lhes permitiu o lançamento do álbum de estreia "Aerosmith" (foi um fracasso aquando do lançamento, tendo atingido sucesso algum tempo mais tarde). Em 1974 estavam já a apresentar o segundo álbum ("Get Your Wings") e em 1975, "Toys in the Attic" faz dos Aerosmith verdadeiras estrelas do rock (álbum que já vendeu 11 milhões de cópias em todo o mundo).

1977 e 1978 foram anos importantes para a banda de Steven Tyler, no primeiro lançaram "Draw the Line", um disco que os marcou definitivamente como uma banda de peso (ainda que as suas críticas tenham sido menos boas que nos trabalhos anteriores). O segundo foi o ano de lançamento do primeiro álbum ao vivo dos Aerosmith (pois foi por esta altura que começaram os grandes concertos com muito público).

Como nem tudo pode correr bem, um ano depois (1979) durante a gravação de "Night in the Ruts", Joe Perry abandona a banda por desentendimentos com Steven Tyler, que sofre o grave acidente de mota nesse mesmo ano. Com isto, a solução foi lançar um Greatest Hits enquanto não conseguiam trabalhar num novo projecto.

"Night in the Rust" é então lançado com 3 covers e 2 vídeos, tendo sido mesmo assim um fracasso de vendas (atingiu uma única platina passado vários anos). Apenas uma música foi tocada por Jimmy Crespo (substituto de Joey Perry) dado que as restantes já tinham sido gravadas.

Em 1981 foi a vez de Brad Whitford deixar a banda e no ano seguinte sai para o mercado "Rock in a Hard Place", um dos maiores fracassos da história dos Aerosmith (quer em termos de vendas quer de crítica - apesar de hoje em dia haverem músicas desse mesmo álbum muito apreciadas pelos fãs). Neste momento tudo parecia correr mal, os discos vendiam mal, as críticas eram más, as prestações dos artistas ao vivo eram más e os excessos eram enormes (drogas e álcool).

Em 1984 a situação parecia recompor-se com o regresso de Joey Perry e de Whitford. Foi feita uma grande tourné de regresso aos palcos e nesta altura os Aerosmith foram acusados de só estarem a voltar por dinheiro, possibilidade que foi várias vezes desmentida por todos os elementos da banda. No entanto, durante a série de concertos vários problemas aconteceram, incluindo desmaios em palco de Steven Tyler provocados pelo excesso de drogas.

Em 1985 lançam um dos seus melhores álbuns: "Done With Mirrors" - Ainda que na altura as vendas tenham ficado muito aquém do esperado (facto provocado pelas "manchas" deixadas durante a tour).

1989 foi o ano do grande regresso dos Aerosmith, esse regresso foi feito com um álbum chamado "Pump", foi a revolução do grupo, 9 milhões de cópias vendidas e uma triumfante entrada nos anos 90, preparavam-se para atingir o ponto mais alto da carreira.

"Get a Grip" foi apresentado em 1993 e vendeu ainda mais que "Pump": 12 milhões de cópias, êxitos como "Crazy" e "Cryin" fizeram com que a banda se afirmasse como uma das maiores do mundo. Com uma fase menos boa em 1997 (provocada pela demissão do produtor do grupo, lançam "Nine Lives" e continuam a fazer sucesso.

Em 2008 é lançado uma das músicas mais famosas do mundo, uma música que marcou uma era: "I Don't Want to Miss a Thing" - a famosíssima música do filme "Armageddon".

Os álbuns seguintes foram lançados em 2001 e 2004 (" Just Push Play" e "Honkin' on Bobo"), do primeiro ficou conhecida a canção "Jaded" e o segundo foi o regresso às origens, um disco blues como há muito os fãs esperavam ouvir.

Por fim, em 2006 é lançado "Devil's Got a New Disguise: The Very Best of Aerosmith", uma colectânea com os maiores êxitos alcançados pela banda durante a sua já lona história. Ainda no activo, os Aerosmith dedicam-se aos concertos, não havendo nenhum álbum a ser anunciado brevemente (pelo menoscom confirmação da banda).

A título de curiosidade, é em 2000 que a banda entra para a "Rock and Roll hall of Fame" - uma calçada da fama dedicada ao Rock and Roll. Para além disso, o primeiro Guitar Hero dedicado a uma única banda a ser lançado foi também dedicado aos Aerosmith.

Ouça aqui algumas músicas esta conceituada banda:

Crazy



Cryin



I Don't Want To Miss a Thing



Rag Doll

CONCERTOS - Iron Maiden



Dia: 14.07.2011 em Faro.

Local: Faro.

Preço: n.d.

sábado, 16 de abril de 2011

The Doors - Touch Me

Alive a esgotar!

    
Lembro-me perfeitamente de no ano passado ter pensado em comprar o para os três dias do alive, sempre sem pressas pois não me passava pela cabeça que fosse esgotar.

Este ano a organização do festival aumentou o número de bilhetes à venda para 50000 para cada dia (o anopassado foram 45000). Por impressionante que pareça já anúnciaram que o passe dos quatro dias está quase esgotado, já só há 2500 passes e para o primeiro dia (o dia de Coldplay há 4900 bilhetes - Desta vez não há a desculpa do "nunca pensei que fosse esgotar").

Enfim, este ano não me preocupo pois já não tenho tanto interesse em ir como tive no outro ano, mas ainda assim é bom que fique o aviso.

O que vale é que vem aí o FMI e estamos em crise.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Adele

   
Adele Laurie Blue Adkins, ou simplesmente Adele, é o nome de uma cantora e compositora britânica de música soul e jazz nascida em 1988.


Iniciou-se no Myspace, publicando 3 demos que, ao serem vistos pela XL Recording atrairam a atenção da editora que rapidamente assinou contrato com a artista. O álbum recebeu recebeu o nome de "19" e logo se tornou num sucesso de vendas (estreou em número um e atingiu a tripla platina no Reino Unido). O seu sucesso rapidamente chegou aos Estados Unidos.

A 24 de Janeiro de 2011 Adele apresentou o seu segundo álbum de originais: "21" (em Inglaterra e a 22 de Fevereiro nos Estados Unidos). O seu CD alcançou também o número um na Billboard 200.

Falando dos prémios já alcançados, destacam-se o Critics' Choice do BRIT Awards em 2008 e dois Grammys em 2009 (artista revelação e melhor pop vocal feminino), para além de uma nomeação para artista revelação pelos críticos da BBC.

Resta acrescentar, a título de curiosidade, que Adele foi a primeira artista depois dos Beatles a ter uma música e um álbum no número segundo a Official Charts Company. Para além disso, a cantora tem sido muito falada pela sua aparência pouco elegante, sofrendo de obesidade (o que só tem dado mais mediatismo à artista por não precisar de um aspecto magnífico para vingar no mundo da música).

Ouça aqui algumas músicas desta artista revelação:

Rolling in The Deep



Someone Like You

Ornatos Violeta - Letra S

Regresso

Após um momento de pausa não anunciado (provocado por uma mistura de preguiça com falta de inspiração), o Post it! Music está de volta.

Há algumas curiosidades que gostava de partilhar convosco, mas antes de mais quero agradecer a todos os que nos visitaram ao longo de um ano online, foi em Abril de 2010 que o blog teve o seu primeiro post publicado e foi sobre o primeiro álbum a solo do Slash. Desde então foram introduzidas novas secções, retiradas outras mas acima de tudo acho que olhando para o primeiro post sobre um álbum e olhando para um mais recente, vê-se a evolução e a dedicação que dei a este blog e que espero continuar a dar.

Ao longo de um ano tivemos:

- 130 posts publicados (131 com este)
- Mais de 6800 visitas
- Mais de 3500 visitas do Brasil
- Mais de 2200 visitas de Portugal
- Mais de 600 visitas da Dinamarca
- Algumas visitas de países como os Estados Unidos, México, Holanda, Reino Unido.

Depois de 12 meses passados e de algumas mudanças realizadas, esperamos mudar mais e para melhor:

- Vamos introduzir novos tópicos
- Novos temas
- Brevemente um novo layout

Mais uma vez, Obrigado.

Mfpdoi