Entre 1988 e actualidade quase tudo mudou, a energia, os músicos e mesmo a voz do Axl praticamente desapareceu.
1988
2011
domingo, 20 de novembro de 2011
sábado, 19 de novembro de 2011
[Lançamentos] Missão Sorriso 2011
A Missão Sorriso da cadeia de supermercados Continente tem este ano uns aliados muito fortes. Antes de mais, vamos recordar em que consiste este projecto:
A Missão Sorriso destina-se a ajudar unidades de pediatria e a partir deste ano vai também apoiar centros de saúde e instituições de solidariedade social. Durante 8 anos, esta missão contribuiu com cerca de 5 milhões de euros, o que se traduz na aquisição de 1600 equipamentos hospitalares.
Este ano a Leopoldina juntou-se a grandes artistas portugueses para criar um disco inédito que custa apenas 3 euros, dos quais 1€ é doado. Vai poder ouvir os maiores clássicos da música infantil portuguesa: O Balão do João, Atirei o Pau ao Gato, Indo Eu (A Caminho de Viseu), Isto ou Aquilo, Olha a Bola Manel, etc.
Rui Veloso, Clã, Aurea, GNR, Jorge Palma, Sérgio Godinho e muitos outros participaram nestas gravações, todos ajudaram a fazer deste Natal uma oportunidade para ajudar quem mais precisa.
Já agora, fica aqui uma pequena amostra do que vai poder ouvir neste álbum:
Olha a Bola Manel - Rui Veloso
O Balão do João - Aurea
Atirei o Pau ao Gato - GNR
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
[Biografias] Diana Krall
Mesmo os que gostam menos de jazz, com certeza já ouviram músicas interpretadas por Diana Krall, cantora e pianista nascida no Canadá em 1964.
Diana nasceu no meio de uma família muito ligada à música, daí ter começado a tocar piano apenas com 4 anos, de tal forma que na escola básica fez parte de um pequeno grupo de jazz e aos 15 já tocava com regularidade nos mais variados restaurantes de Vancouver (para onde foi viver durante a infância).
Com 17 anos, Diana Krall ganhou uma bolsa para estudar no Berklee College of Music (Boston) e começou a cantar com Jimmy Rowles (com quem continuou a estudar em Los Angeles).
Em 1993 lançou o seu primeiro álbum, começou a ganhar sucesso internacional e em 1996 (com o 3º álbum) chegou a ser indicada para um grammy. Um dos seus maiores sucessos foi lançado no ano seguinte (Love Scenes) e ficou marcado pelo fantástico trio com Diana (voz e piano), Russel Malone (violão) e Christian McBride (baixo).
Em 1999 ganhou mesmo o seu primeiro grammy com When I Look in Your Eyes para Melhor Músico Jazz do Ano. Em 2000 actuou com o célebre Tony Bennett e no ano seguinte lançou o seu primeiro álbum ao vivo "Diana Krall - Live in Paris" e este deu-lhe o seu segundo grammy (Melhor Gravação Jazz).
Desde aí, a cantora, pianista e compositora lançou mais 5 álbuns, onde se incluem músicas originais, covers, versões ao vivo e até um álbum de Natal (Christmas Songs - 2005). Para além de ter lançado ainda mais dois DVDs de concertos, um deles no Brasil, marcado pela magnífica interpretação da Garota de Ipanema numa versão adaptada por si.
A título de curiosidade, Diana Krall casou-se com o músico Elvis Costello em 2003 e em 2006 tiveram dois filhos gémeos. Ouça aqui algumas interpretações feitas pela cantora:
The Look Of Love
Walk On By
So Nice
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
[Músicas para a História] Garota de Ipanema
Hoje vamos falar de uma das mais cantadas músicas de todos os tempos, uma música encantadora composta em 1962 por Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Como todas as músicas que ficaram para a história, esta também tem uma origem interessante. Tudo começou mo Bar Veloso situado em Ipanema, Brasil, local onde os dois músicos gostavam de passar o tempo a conversar. Em frente a esse bar passava uma senhora chamada Helô Pinheiro, que serviu de inspiração para a música.
Helô Pinheiro só descobriu que era a Garota de Ipanema dois anos mais tarde. Em homenagem, Tom Jobim e sua esposa foram os padrinhos do seu casamento.
A letra original foi escrita e cantada em português, apesar dos próprios compositores terem chegado a fazer gravações em inglês.
Existe um número imenso de covers desta canção, desde Diana Krall, Frank Sinatra, Kenny G e mesmo Maddona ou Mariza. Para além destes, vai ser recentemente editada uma versão da Garota de Ipanema que Amy Winehouse gravou com apenas 18 anos de idade.
Ouça aqui a versão original e ainda alguns covers:
Tom Jobim (original)
Covers:
Madonna
Frank Sinatra (com Tom Jobim)
Diana Krall
Kenny G
Etiquetas:
Boy from Ipanema,
Diana Krall,
Frank Sinatra,
Garota de Ipanema,
Girl from Ipanema,
História da Garota de Ipanema,
Kenny G,
Madonna,
Músicas para a História,
Tom Jobim,
Vinicius de Moraes
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
[Lançamentos] Coldplay - Mylo Xyloto
Mylo Xyloto é o (estranho) nome do mais recente álbum da banda britânica Coldplay. Foi o 5 álbum de originais e chegou as lojas no passado dia 24 de Outubro.
Antes do lançamento, a única amostra que tinhamos deste disco era "Every Teardrop Is a Waterfall" - Single lançado ainda na Primavera deste ano e até foi bem recebido pelo público e a fazer prever mais um álbum de sucesso para os Coldplay.
Ao contrário do que costuma acontecer com a maior parte das bandas, Mylo Xyloto está um trabalho mais intimista, menos comercial e mais emocional do que "Viva la Vida or Death and All His Friends".
São 14 faixas originais num álbum com pouco mais de 40 minutos onde podemos encontrar vários segmentos de introdução e transição entre músicas com menos de um minuto. Aqui fica a lista:
1 - Mylo Xyloto
2 - Hurts Like Heaven
3 - Paradiise
4 - Charlie Brown
5 - Us Against the World
6 - M.M.I.X.
7 - Every Teardrop Is a Waterfall
8 - Major Minus
9 - U.F.O.
10 - Princess of China
11 - Up in Flames
12 - A Hopeful Transmission
13 - Don't Let It Break Your Heart
14 - Up with the Birds
Em termos de vendas, Mylo Xyloto estã de acordo com o que se esperava de uma banda como esta, estreou-se em primeiro lugar na UK Albums Chart ( com 208 mil cópias vendidas na primeira semana no Reino Unido) e em primeiro na Billboard 200 ( com 447 mil cópias vendidas na primeira semana nos Estados Unidos).
Sinceramente, gostei bastante deste álbum, veio diversificar um pouco a sonoridade de Coldplay sem que os fizesse perder identidade. Paradise foi a música que mais gostei.
Ouça aqui algumas músicas de Mylo Xyloto:
Paradise
Every Teardrop Is a Waterfall
Major Minus
Princess of China
terça-feira, 15 de novembro de 2011
You Give Love a Bad Name - 1986 vs 2011 - Bon Jovi
Os tempos evoluíram, mas esta é daquelas bandas que pouco mudou com o passar dos anos.
1986
2011
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
[Músicas em Bossa] Bossa n' Marley
Tal como anunciado na semana passada, começa hoje a série de posts semanais com uns álbuns muito especiais. Vamos apresentar uma colecção de álbuns em Bossa Nova com músicas de grandes artistas da actualidade e do passado.
Este projecto foi realizado por equipas de músicos maioritariamente brasileiros e chama-se The Rio Series, da Warner Music.
O álbum que vamos apresentar hoje chama-se Bossa n' Marley e, como o nome indica, é composto por versões em bossa nova dos mais variados êxitos do grande Bob Marley.
As músicas presentes neste disco são:
1 - Redemption Song
2 - No Woman No Cry
3 - Buffalo Soldier
4 - I Shot the Sheriff
5 - Stir It Up
6 - Sun is Shining
7 - Positive Vibration
8 - Is This Love
9 - Get Up Stand Up
10 - One Love
11 - Could You Be Loved
12 - Waiting in Vain
Dentro dos álbuns que foram lançados nesta série, este é dos que mais gosto, é dos mais envolventes, mais agradáveis de ouvir. Ideal para música ambiente e nunca esquecendo que o objectivo destas músicas não é, de modo algum, competir com as originais.
Ouça aqui algumas destas versões:
No Woman No Cry
I Shot the Sheriff
Get Up Stand Up
Could You Be Loved
[Concertos] Panda Bear
domingo, 13 de novembro de 2011
[Novo Single] Rammstein - Mein Land
Inauguramos hoje uma nova secção aqui no blog. Esta é dedicada a apresentar os novos singles que as bandas e artistas da actualidade vão lançando. Assim é uma forma de não sobrecarregarmos a secção "Músicas Soltas" e ao mesmo tempo de fazer uma abordagem um pouco maior a cada single.
Os alemães Rammstein apresentaram o seu novo single de um álbum que está para ser lançado brevemente e sobre o qual ainda pouco se sabe. Este é o 21º single da banda e ainda que a sonoridade continue de acordo com aquilo a que estamos habituados, o videoclip rompe com tudo o que o grupo já fez e tem sido considerado "inadequado" e "ridículo" pela critica.
NOTÍCIA - Michael Jackson com Freddie Mercury em 2012
Ao que parece as músicas gravadas entre estes dois míticos cantores vão mesmo ver a luz do dia. Bryan May e Roger Taylor tiveram finalmente permissão do "lado" do Rei da Pop para começarem a trabalhar nas faixas gravadas - Tratam-se de gravações amadoras feitas em casa de Michael Jackson durante uma tourné dos Queen nos anos 80.
O que será que vai sair desta parceria? Em 2012 saberemos.
Evanescence (novo álbum)
Evanescence é o nome do aguardado terceiro álbum de originais da banda norte-americana de nome homónimo. Há já dois anos que muito se falava deste lançamento e por isso a expectativa era bastante alta, ainda mais se pensarmos que "The Open Door" data de 2006.
Para conseguirem concluir o álbum, os Evanescence entraram 3 vezes em processo de gravação: uma em 2009, outra em 2010 e a última em 2011 (a única que chegou ao fim), sempre com produtores diferentes.
Para quem conhece bem os restantes trabalhos da banda, facilmente percebe a evolução que tem havido nas suas músicas. Fallen, o primeiro álbum, pôs de parte grandes recursos à electrónica e aos sintetizadores. A sua utilização aumentou no segundo álbum, The Open Door, e para muitos este já não esteve ao nível do seu antecessor. Este novo projecto da banda recorre ainda mais a estas tecnologias, tal como Amy Lee tinha dito ainda em 2009.
O primeiro single já foi apresentado, chama-se What you Want e foi postado aqui no blog no dia 6 de Novembro (veja aqui).
O novo disco é composto por 12 faixas originais:
1 - What You Want
2 - Made of Stone
3 - The Change
4 - My Heart Is Broken
5 - The Other Side
6 - Erase This
7 - Lost in Paradise
8 - Sick
9 - End of the Dream
10 - Oceans
11 - Never Go Back
12 - Swimming Home
Para além do single, destacamos "Made of Stone", "Lost in Paradise" e "Sick". Ainda que tenha sido bom voltar a ouvir a voz de Amy Lee, ela parece já não ter a mesma garra que tinha em músicas como "My Immortal", "My Last Breath" ou mesmo "Lithium". Mas calma, os Evanescence voltaram!
Ouça aqui algumas músicas do novo álbum:
Made of Stone
Lost in Paradise
Sick
sábado, 12 de novembro de 2011
NOTÍCIA - Ornatos Violeta celebram 20 anos e trazem surpresas
Já lá vão 20 anos desde que a inesquecível banda de rock português Ornatos Violeta se formou. Durante muitos anos os fãs esperaram ansiosamente por um regresso de Manel Cruz e companheiros aos palcos para tocar os mais variados êxitos de Cão! e, principalmente, do Monstro Precisa de Amigos. Mas como isto nunca aconteceu, a banda decidiu presentear-nos com uma reedição dos dois álbuns de estúdio e ainda com a edição de uma terceiro álbum com versões raras e músicas inéditas.
Para além desta caixa antológica que chegará às lojas a 5 de Dezembro, a Rastilho Records anunciou também o lançamento dos mesmo dois álbuns em vinil numa edição limitada a 250 exemplares em Fevereiro de 2012.
Músicas para a História - Knockin' On Heaven's Door
Esta é, provavelmente, uma das músicas mais famosas do mundo. Lançada por Bob Dylan, imortalizada na voz de Axl Rose e regravada por dezenas de músicos. Foi single três vezes e faz parte da banda sonora do filme Pat Garret & Billy the Kid.
Foi lançada pela primeira vez em 1973 e ainda hoje faz sucesso e é uma escolha óbvia para os mais diversos covers. Eric Clapton, Jon Bon Jovi, Steven Tyler (Aerosmith), Bob Marley, Mark Knopfler (Dire Straits), Bruce Springsteen, Bono (U2), Roger Waters, Phil Collins e Avril Lavigne são apenas alguns dos nomes que a cantaram.
Bob Dylan (original)
Ouça aqui alguns dos covers mais famosos:
Guns'n'Roses
Eric Clapton
Bon Jovi
Avril Lavigne
CONCERTOS - Feist
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Novo álbum de Amy Winehouse
Lioness: Hidden Treasures é o nome do futuro álbum da falecida cantora Amy Winehouse (álbum póstumo). O disco chega às lojas já no dia 5 de Dezembro deste ano. Este projecto será constítuido por 12 faixas exclusivas, entre originais e covers, duetos e versões raras, vai haver de tudo um pouco, até mesmo uma versão da "Garota de Ipanema" que Amy gravou aos 18 anos.
A título de curiosidade, resta acrescentar que a capa do álbum foi fotografada por Bryan Adams em 2007.
Ouça aqui as músicas já disponibilizadas: um dueto com o rapper Nas e um cover (respectivamente).
Like Smoke
Our Day Will Come
CONCERTOS - Epica
Dia: 21 e 22 de Abril de 2012 (Almada e Porto, respectivamente)
Local: Incrível Almadense em Almada e Hard Club no Porto
Preço: N.D.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
NOTÍCIA - Adele em recuperação
Como era público, a cantora Adele andava com problemas nas cordas vocais, problemas esses que a levaram mesmo a cancelar todos os concertos que tinha agendado para este ano.
A voz de Rolling in the Deep já foi operada e correu tudo bem, pelo que se espera uma recuperação completa e rápida ainda este ano.
Brevemente no Post it! Music
Depois da série de posts Músicas 007, chegou a altura de começar uma nova série. Esta não será de músicas mas sim de álbuns. Um álbum por semana até meados de Janeiro num total de 10 álbuns!
O primeiro chega já no início da próxima semana :)
CONCERTOS - LMFAO
domingo, 6 de novembro de 2011
sábado, 5 de novembro de 2011
I Will Always Love You - 1994 vs 2010 - Whitney Houston
Quem diria que uma cantora com uma voz tão boa como esta, ia acabar a cantar assim?
1994
2010
1994
2010
Florence and The Machine - Ceremonials
Os dois últimos anos foram marcados por músicas como You've Got The Love e Dog Days Are Over, no fundo foram marcados pelo álbum de estreia da cantora inglesa Florence Welch e pelos seus músicos. Lungs foi um dos discos mais vendidos de 2009 e pelos vistos a cantora não quer cair no esquecimento, 2 anos depois está a apresentar um projecto totalmente novo, um projecto mais adulto, mais trabalhado, "menos gritado" (segundo a própria).
Ceremonials foi apresentado no último dia de Outubro e já está a dar que falar, o single Shake It Out já passa nas rádios de uma boa parte do mundo. O Post it! Music já ouviu o novo álbum e teve uma agradável surpresa, está sem dúvida menos descontrolado, mais fácil de ouvir, fica na cabeça e mesmo assim mantém o estilo inconfundível que Lungs trouxe.
São 15 músicas originais todas compostas por Florence:
1 - Only For A Night
2 - Shake It Out
3 - What The Water Gave Me
4 - Never Let Me Go
5 - Breaking Down
6 - Lover to Lover
7 - No Light, No Light
8 - Seven Devils
9 - Heart Lines
10 - Spectrum
11 - All This And Heaven Too
12 - Leave My Body´
13 - Remain Nameless
14 - Strangeness And Charm
15 - Bedroom Hymns
Não deixa de ser impressionante a forma como Florence decidiu cantar a maior parte destas faixas, calmamente, sem "elevar" muito a voz, afinada e melodiosa. De vez em quando (Shake It Out p.e.) o "velho" estilo da cantora faz-se ouvir.
Ouça aqui algumas músicas:
What The Water Gave Me
Shake It Out
No Light, No Light
sábado, 29 de outubro de 2011
sábado, 22 de outubro de 2011
domingo, 25 de setembro de 2011
Músicas 007 - Quantum of Solace
Quantum of Solace é o nome do último filme da saga (até agora, apesar do próximo filme já estar confirmado) e teve algumas particularidades.
Jack White e Alicia Keys juntaram-se para cantar Another Way to Die, alguns meses depois de Alicia ter manifestado publicamente um grande interesse em trabalhar com white, que escrever a letra deste tema.
Entre os candidatos estiveram nomes como Amy Winehouse, Leona Lewis e Duffy. Esta foi a primeira música cantada em dueto desta saga de filmes.
Desde o dia 18 de Agosto foram publicados 21 posts com músicas dos filmes do agente secreto mais famoso do mundo. Chegámos ao fim desta rúbrica com muito orgulho e esperança de que não vai ser a última. Brevemente teremos outra série limitada de posts, espere por mais informações.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Músicas 007 - Casino Royale
Casino Royale foi um filme cheio de particulares, foi a estreia de Daniel Craig como James Bond, alvo de críticas pois muitos consideram que o ator não tem perfil para o papel que interpreta.
A música também foi pouco comum, num estilo muito mais rock e agressivo, Chris Cornell (ex-vocalista de Audioslave e Soundgarden) compôs e cantou a música You Know My Name, ficando esta a música tema do filme. Desde há muitos anos que um filme da saga 007 não tinha um homem como vocalista ou uma música com um nome diferente do filme.
domingo, 18 de setembro de 2011
Músicas 007 - Die Another Day
Die Another Day marcou a entrada de James Bond no século XXI (2002) com Pierce Brosnan a dar-lhe vida. A música deste filme ficou extremamente famosa na voz e composição de Madonna, que para além da música também entrou no filme como atriz.
sábado, 17 de setembro de 2011
Músicas 007 - The World is Not Enough
Foi o último 007 dos anos 90, realizado em 1999, a sua música (de nome homonimo) foi interpretada por uma banda muito típica daqueles anos, os Garbage.
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Músicas 007 - Tomorrow Never Dies
Tomorrow Never Dies é o nome do 18º filme da saga 007 e o 2º com Pierce Brosnan como actor principal. O filme foi lançado em 1997.
Foram equacionadas 12 músicas para o filme, sendo que a escolhida foi a de Sheryl Crow.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Músicas 007 - GoldenEye
Filme de 1995 com a estreia de Pierce Brosnan, que sucedeu assim o anterior actor que foi substituido muito rapidamente, pois não este à altura do trabalho de Roger Moore.
Esta música chamada GoldenEye foi das mais famosas de sempre do 007, composta por Bono dos U2 e interpretada pela potente voz da rainha do rock, Tina Turner.
domingo, 11 de setembro de 2011
Músicas para a História - Yesterday
Yesterday é o nome de uma das músicas mais famosas do icónico grupo inglês The Beatles. A música foi composta unicamente por Paul McCartney e a forma como esta surgiu é muito curiosa.
Decorria o ano de 1965 quando Paul McCartney acordou de manhã com um ritmo na cabeça diferente de tudo o que já tinha ouvido antes. Dirigiu-se para o piano e tocou a totalidade do ritmo (ainda sem letra), dando-lhe o nome de Scrambled Eggs. McCartney gostou tanto daquela melodia que começou a pensar que alguém já a tivesse composto antes, tanto que andou bastante tempo a pesquisar para ter a certeza que não estava a copiar nenhum artista. A letra de Yesterday foi escrita pelo músico enquanto estava a caminho do Algarve de férias em Portugal.
Os restantes membros da banda achavam que esta música não devia ser lançada, pois pouco ou nada tinha a ver com os seus restantes trabalhos.
Yesterday está no Guiness Book como a música mais vezes gravada na história, pois existem mais de 3000 versões oficiais. Há versões de grandes lendas como Frank Sinatra, Ray Charles, Elvis Presley, Plácido Domingo e até mesmo Simone de Oliveira, além das já frequentes versões em jazz e bossa nova.
Ouça aqui a original e alguns covers:
The Beatles (original)
Frank Sinatra
Ray Charles
Elvis Presley
Plácido Domingo
Simone de Oliveria
Jazz and Beatles
Etiquetas:
Anos 60,
Elvis Presley,
Jazz and Beatles,
Músicas para a História,
Paul McCartney,
Plácido Domingo,
Ray Charles,
Simone de Oliveira,
The Beatles,
Yesterday
Músicas 007- Licence to Kill
Ok, o título deste filme ficou na história, é certo. E a música?
Este foi o segundo filme da saga 007 interpretado por Timothy Dalton (e último também) e foi lançado no fim dos anos 80, mais precisamente em 1989. A música de mesmo nome composta por Michael Kamen foi vista de uma forma muito anónima.
sábado, 10 de setembro de 2011
Adele - 21
Ainda há não muito tempo, o Post it! Music publicou um artigo sobre a cantora inglesa Adele. Hoje vamos falar de 21, o segundo álbum de estúdio e o de maior sucesso (o primeiro chama-se 19).
21 tem fortes inspirações numa história real de separação que a cantora teve de ultrapassar. Isso é bem notório em músicas como Someone Like You.
Adele teve muitas ajudas na produção deste álbum, e refiro-me a nomes como Rick Rubin, Paul Epworth, Jim Abbiss, Frase T Smith, Ryan Tedder e Dan Wilson.
As vendas estão a ser as melhores, basta dizer que Adele é a primeira artista viva a conseguir dois Top 5 tanto no UK Singles Chart como no UK Album Chart em simultâneo desde os Beatles em 1964. O álbum estreou-se em número 1 na Billboard 200 nos Estados Unidos e é o álbum mais vendido do Reino Unido por meio digital.
21 está emparado com The Immaculate Collection de Madonna como o álbum de uma artista a solo feminina que esteve mais semanas no número 1 de vendas também no Reino Unido.
Pessoalmente, destaco como melhores músicas neste disco as já clássicas Rolling in the Deep e Someone Like You e ainda Rumor Has It, Don't You Remember, Set Fire to the Rain e ainda He Won't Go.
Recordo ainda que Adele tem apenas 23 anos. Ouça aqui algumas destas faixas (Someone Like You e Rolling in the Deep pode ouvir aqui):
Rumor Has It
Don't You Remember
Set Fire to the Rain
He Won't Go
Rumor Has It
Don't You Remember
Set Fire to the Rain
He Won't Go
Músicas 007 - The Living Daylights
Filme de 1987 com Timothy Dalton no papel principal, substituindo Roger Moore. Talvez por ser instrumental apenas, esta música composta por John Barry não foi muito falada pelo público sequer.
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Músicas 007 - A View to a Kill
Este foi o último filme de Roger Moore, já em 1985 e com 57 anos, as críticas consideraram-no demasiado velho para fazer de agente secreto (o próprio ator admitiu-o algum tempo depois).
A música para o filme foi das mais famosas de sempre, quer da saga de filmes 007 quer da carreira da banda em questão, e refiro-me aos Duran Duran.
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Músicas para a História - Light My Fire
O Post it! Music mudou de aparência, mas não foram só aqui que se registaram mudanças. Chegou a altura de introduzir mais um tópico no blog, este dá pelo nome de "Músicas para a História" e não serão mais do que pequenos artigos sobre músicas marcantes na sua época ou músicas com curiosidades interessantes associadas.
Para iniciar este novo tema escolhi uma música que gosto imenso de uma banda que ainda gosto mais: Light My Fire dos míticos The Doors.
Este single foi gravado em 1966 e lançado em 1967, atingindo muito rapidamente o primeiro lugar na tabela de singles da Billboard desse ano.
A música pertence ao álbum de estreia da banda e foi composta pelo guitarrista Robby Krieger, tendo sido considerada a música de maior sucesso da banda norte-americana. Existe uma versão longa de 7 minutos e uma mais curta com 4.
Para além disto, Light My Fire foi interpretado pelos mais diversos artistas e bandas, desde UB40 ao enorme Stevie Wonder, passando pela grande voz de Shirley Bassey. Existe até uma versão em Bossa Nova!
Ouça aqui a original e alguns covers:
The Doors (original)
UB40
Stevie Wonder
Shirley Bassey
Bossa Nova
Este post foi escrito utilizando o novo acordo ortográfico.
Músicas 007 - Octopussy
Filme de 1983, Octopussy foi o 13º filme do agente secreto e o 6º com Roger Moore no papel principal. Música composta por John Barry com letra de Tim Rice e Rita Coolidge na voz. A música não tem o nome do filme, pois chama-se All Time High.
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
CONCERTOS - Anna Calvi
Sultans Of Swing - 1984 vs 2009 - Dire Straits / Mark Knopfler
Quando me perguntam qual a atuação ao vivo que mais gosto, penso muitas vezes na Sultans Of Swing tocada pelos Dire Straits em 1984, concerto que deu origem ao álbum Alchemy Live. 25 anos depois, já com a banda separada, bastou uma guitarra e um microfone nas mãos deste senhor para ele brilhar, ainda que muito mais soft.
1984
2009
Este post foi escrito utilizando o novo acordo ortográfico.
Músicas 007 - For Your Eyes Only
Filme interpretado por Roger Moore em 1981, a música For Your Eyes Only foi composta por Bill Conti e a letra foi escrita por Michael Leeson, na voz esteve Sheena Easton. Foi uma das músicas mais bem sucedidas daquele ano, tendo sido indicada para um Oscar e um Globo de Ouro.
Uma grande particularidade desta interpretação, foi o facto da cantora aparecer nos créditos finais do filme.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Wilco
Os Wilco são uma banda de Chicago formada em 1994, assumindo-se como um conjunto de rock alternativo.
Após a separação da banda Uncle Tupedro, Jeff Tweedy, Bill Belzer, Ken Coomer, Max Johnston e John Stirratt decidiiram começar um novo projeto, que não era mais do que o antigo grupo com exceção de dois membros (e também esses formaram uma banda juntos). Esta formação não funcionou e ao fim de 17 anos só Jeff Tweedy (vocalista) e Johnston Stirratt (baixista) continuam na banda. Como já se previa, o primeiro álbum de originais da banda pouco acrescentou àquilo que já se conhecia dos antigos projetos destes músicos.
Os Wilco só começaram a ter uma verdadeira atenção do público e da crítica no seu quarto álbum (este lançado em 2002), um trabalho que gerou muita polémica, pois a gravadora com a qual tinham contrato rejeitou o disco, acabando este por ser publicado por outra gravadora pertencente à mesma empresa.
Apesar do anterior álbum ter sido o mais vendido da banda, aquele que recebeu melhores críticas foi lançado em 2005 e chamou-se A Ghost is Born, vencedor de dois Grammys, entre eles o de Melhor Banda de Música Alternativa do Ano.
A título de curiosidade, a banda tem 7 álbuns de originais lançados, um ao vivo e duas participaçõescom Billy Bragg. Para além disto, é interessante ver que quando os Wilco se estrearam eram vistos como uma banda que se inspirava em outras como os Television, ao passo que agora são vistos como uma inspiração para outras bandas de rock alternativo.
Ouça aqui algumas músicas:
You and I
I'm The Man Who Loves You
O Post it! Music escreve com base no novo acordo ortográfico.
Músicas 007 - Moonraker
007 Moonraker foi um filme pouco habitual, lançado em 1979 com Roger Moore como personagem principal, esta aventura do agente secreto é passada no espaço num filme um pouco ao estilo da famosa saga Guerra das estrelas.
Moonraker foi o nome da música e mais uma vez foi Shirley Bassey quem lhe deu voz.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Músicas 007 - The Spy Who Loved Me
Mais um filme dos anos 70, este de 1977 com Roger Moore como protagonista. Pela primeira vez a música não tinha o nome do filme, apesar de este ser referido na letra. A música chama-se Nobody Does It Better e foi interpretada por Carly Simon.
domingo, 4 de setembro de 2011
Músicas 007 - The Man with the Golden Gun
Quando se fala das músicas do 007, pensa-se só em brilhantes composições, mas em 1974 foi composta a música-tema de 007 The Man with the Golden Gun e foi considerada uma das piores. John Barry voltou ao trabalho e compôs uma música com letra de Don Black e com a cantora escocesa Lulu na voz.
O resultado foi mais fraco que o habitual e o próprio compositor disse ter sido o seu pior trabalho de sempre. O filme data de 1974.
A título de curiosidade, o cantor rock Alice Cooper fez uma música para o filme que rapidamente foi rejeitada pelos produtores, sendo mais tarde editada no álbum Muscle of Love.
sábado, 27 de agosto de 2011
Músicas 007 - Live and Let Die
Esta foi, claramente, uma das músicas que mais famosa ficou desta saga de filmes. Live and Let Die já foi interpretado por várias bandas, mas a versão original (composta para o filme) teve Paul McCartney na voz e na composição, com a ajuda de George Martin, pois pela primeira vez John Barry não se mostrou disponível para o fazer.
O filme 007 Live and Let Die foi o primeiro a ter Roger Moore como protagonista e foi lançado em 1973.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Músicas 007 - Diamonds Are Forever
Mais uma música, esta de 1971, foi o primeiro 007 dos anos setenta e o último a ter Sean Connery como protagonista. Música interpretada por Shirley Bassey e composta, mais uma vez, por John Barry.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Músicas 007 - You Only Live Twice
Mais uma música também composta por John Barry para o filme de 1967. A letra foi escrita por Leslie Briscusse e cantada por Nancy Sinatra.
Chegou a existir uma versão original gravada por Julie Rogers, mas que acabou por ser muito alterada para Nancy Sinatra.
domingo, 21 de agosto de 2011
Músicas 007 - Thunderball
O 4º filme (1965) gerou alguns problemas em relação à banda sonora. A banda sonora foi composta por John Barry mas por decisão dos produtores esta saiu para venda nas lojas ainda antes do compositor a ter acabado. O resultado foi que saiu um álbum apenas com metade da banda sonora do filme (a primeira metade).
A música que iria estar associada a filme chamava-se "Mr Kiss Kiss Bang Bang" e a favorita para a cantar era Shirley Bassey, acabando no entanto por ser Dionne Warwick a fazê-lo. A situação complicou-se quando os produtores decidiram que a canção escolhida teria de ter o mesmo nome do filme, obrigado John Barry a compor uma nova música, esta cantada por Tom Jones.
Também Johnny Cash compôs uma música para o filme mas foi recusada pelos produtores.
sábado, 20 de agosto de 2011
Músicas 007 - Goldfinger
Foi o terceiro filme do agente secreto e foi lançado apenas um ano depois do anterior (1964). Sean Connery no papel principal, na música a fantástica interpretação de Shirley Bassey com uma música chamada também Goldfinger composta por John Barry e escrita por Anthony Newley e Leslie Bricusse.
Rapidamente, tornou-se num êxito mundial.
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Músicas 007 - On Her Majesty's Secret Service
Foi mais uma composição de John Barry, música e filme de 1969. Curiosamente e pela primeira vez, a música-tema é instrumental, pois segundo o compositor não era possível inserir o título numa letra.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Músicas 007 - From Russia with Love
From Russia with Love é o nome do segundo filme da saga 007, mas curiosamente foi o primeiro a ficar associado a uma canção.
A música tem o mesmo nome do filme e foi composta por Lionel Bart e cantada por Matt Munro. Para além de ter sido a música de abertura do filme, tocou ainda a meio e no fim, já nos créditos finais numa versão instrumental. A música e o respectivo filme datam de 1963.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
NOTÍCIA - Morreu José Fontes Rocha
O guitarrista José Fontes Rocha (1926-2011) faleceu no passado dia 15 de Agosto.
Recorde-se que Fontes Rocha era um dos melhores intérpretes de guitarra portuguesa da história. Ficou famoso como guitarrista da também falecida cantora de fado Amália Rodrigues. Em 2005 foi distinguido com o prémio Amália Rodrigues como Melhor Compositor de Fado.
Veja-o aqui:
O Post it! Music pede desde já desculpa pelo atraso na publicação da notícia.
CONCERTOS - Machine Head
Dia: 17.11.2011 em Lisboa e 18.11.2011 no Porto
Local: Coliseu dos Recreios em Lisboa e no Coliseu do Porto
Preço: 29€ em Lisboa e entre 29€ e 35€ no Porto
Músicas 007
Há filmes que ficaram conhecidos pelas suas bandas sonoras, e há outros onde a banda sonora nunca assumiu o papel mais importante mas que sempre marcaram o filme. Explicando melhor, estou a referir-me aos filmes do 007, uma longa série de filmes onde as músicas principais de cada um foram quase todas compostas e interpretadas por excelentes músicos.
Vamos por isso postar as músicas mais célebres dos filmes do agente secreto mais famoso do mundo uma por uma, com regularidade. Sempre que possível com alguma informação adicional.
Para que possa consultar as músicas mais facilmente, no separador "Temas" na barra lateral direita do blog pode encontrar "Músicas 007".
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Regresso de Férias
É bom regressar de férias. Uma nova energia para lidar com os problemas do dia-a-dia, uma nova energia para mais um ano de faculdade e ainda uma nova energia para usar no Post it! Music, que bem está a precisar!
Todos nós que gostamos de música temos fases em que ouvimos mais determinadas bandas e outras em que as ouvimos menos. Estas férias marcaram-me particularmente em termos músicais e fiz por isso uma lista das músicas que mais me marcaram nestas semanas (ordem alfabética):
1. Adele - Rolling in the Deep: Da primeira vez que a ouvi não gostei, agora tem sido a que mais tocou.
2. Amy Winehouse - Rehab: Já se esperava... É uma grande música de uma grande cantora e não podia ficar de lado. Que descanse em paz.
3. Caro Emerald - Back it up: O álbum de estreia da Holandesa está excelente.
4. Deolinda - Passou por mim e sorriu: Foi a primeir música que ouvi da banda portuguesa. Foi-me recomendada por um amigo.
5. Deolinda - Um Contra o Outro: Esta também me ficou na cabeça.
6. Foals - Miami: Uma das minhas favoritas de Total Life Forever.
7. Gary Moore - Bad for you Baby: Foi a primeira música que conheci do falecido músico, é também a que mais gosto.
8. Gotan Project - Queremos Paz: Os Gotan são especiais, logo esta música é especial.
9. Guns n'Roses - Better: Sempre disse que não gostava desta, até um dia...
10. Jamiroquai - Hot Tequila Brown: Uma das minhas favoritas, essencial para um Verão bem passado.
11. Janis Joplin - Try (Justa a Little bit Harder): Esta também morreu cedo demais... Mas as suas músicas serão sempre eternas.
12. Jeff Beck - Hammerhead: Todo o álbum é excelente. Emotion & Commotion foi recentemente sugestão do Post it! Music.
13. Jeff Bucley - Grace: Um músico de outros tempos que infelizmente só conheci agora.
14. Mão Morta - Estância Balnear: Pertence ao mais recente álbum da banda e a par com "Novelos de Paixão" gostei muito desta música.
15. Márcia - Cabra-Cega: Na verdade já ouvi mais esta música do que agora, mas merece referência.
16. Nirvana - Lithium: Ouvi muito esta música nas férias passadas, mas nestas a vontade voltou.
17. Ornatos Violeta - Pára de Olhar para Mim: São para mim um ícone da música portuguesa.
18. Pearl Jam - Evenflow: Quando comecei a ouvir Pearl Jam esta foi a primeira. Que saudades!
19. Tracy Chapman - Talking About a Revolution: É uma mulher e tem voz de homem, mas o que importa isso?
20. Velvet Revolver - Fall to Pieces: Só agora comecei a ouvir a banda, mas esta já tem lugar cativo no mp3.
Ouvi também alguns álbuns que tinha prometido a mim mesmo que ia conhecer, como o Ok Computer dos Radiohead. Mas isso fica para outro post.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
quarta-feira, 27 de julho de 2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Clube dos 27
O "Clube dos 27" é um dos mais misteriosos do mundo da música. Basicamente, todos os membros deste clube faleceram com 27 anos, todos músicos polémicos (porém com um enorme talento) onde eram conhecidos problemas de dependencias com álcool ou drogas.
Os mais conhecidos membros deste grupo são os três míticos J's: Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison (por ordem de morte). Para além deste trio destacam-se também Brian Jones, membro fundador dos Rolling Stones (1969) e Kurt Cobain (1994), vocalista, guitarrista e compositor da banda Nirvana.
Em 2011 juntou-se um 6º elemento, a britânica Amy Winehouse foi encontrada morta no seu apartamento em Londres, também aos 27 anos.
Como seria de esperar, as causas da morte não foram as mais naturais e ficam aqui listadas:
- Brian Jones: Afogado numa piscina. A morte foi considerada acidental.
- Jimi Hendrix: Afogado no próprio vómito.
- Janis Joplin: Overdose de heroína.
- Jim Morrison: Ataque cardíaco. Não foi realizada autópsia.
- Kurt Cobain: Suicídio com arma de fogo.
- Amy Winehouse: Causa desconhecida (até ao momento da publicação do artigo).
Há quem considere coincidência, há também quem pense tratar-se de uma conspiração. Existem até teorias que dizem que todos eles foram assassinados pelas forças especiais norte americanas, de modo a não provocarem mais influências na sociedade.
O mais provável é que se trate mesmo de uma infeliz coincidência, mesmo não sendo normal que 6 músicos com talento e polémicas em comum tenham morrido todos com a mesma idade. Há ainda algumas questões que se colocam: Porque não se realizou autópsia ao corpo de Jim Morrison? E sabe-se ainda que a arma supostamente usada por Kurt Cobain para se suicidar era demasiado grande para ser manobrada contra a própria pessoa. São perguntas para as quais nunca foi encontrada uma explicação.
Ainda mais estranho que tudo o que foi anteriormente referido é o facto deste clube não ter 6 elementos mas sim 44. Exactamente, a Amy Winehouse foi a 44ª artista a falecer com 27 anos. As causas das mortes foram maioritariamente acidentes e overdoses.
Mesmo os mais cépticos terão de admitir que se trata de uma coincidência macabra, no mínimo.
2004 vs 2008 - Amy Winehouse
Uma artista com um enorme talento perdeu-se. O mundo da música está de luto.
Fica aqui a comparação de uma atuação de 2004 com uma de 2008, percebe-se bem como a cantora se foi degradando com o excesso de álcool e drogas.
RIP Amy
2004 - Stronger than Me
2008 - Valerie
Amy Winehouse Morreu
A cantora britânica foi encontrada morta no seu apartamento nopassado dia 23 de Julho pelas 16h. Suspeita-se de Overdose mas ainda não estão disponíveis os resultados da autópsia.
É com muita pena que se vê partir uma cantora desta qualidade, uma das melhores (se não a melhor) voz que surgiram nos últimos 20 anos.
O Post it! Music deixa aqui os mais sinceros sentimentos pelo falecimento de uma personalidade tão importante neste meio.
sábado, 9 de julho de 2011
quarta-feira, 6 de julho de 2011
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Like a Virgin - 1984 vs 2006 - Madonna
É considerada a artista mais bem sucedida da história, tem records de vendas de álbuns e principalmente de bilhetes para concertos absolutamente inigualáveis. É impressionante como em cerca de 20 anos as suas atuações "toscas" e com pouco brilhantismo passaram para espéctaculos explosivos, viciantes e com uma perfeição difícil de atingir.
Para além de tudo isto é fácil reparar na mudança drástica que a voz de Madonna sofreu ao longo dos anos, estando muito mais madura agora.
1984
2006
Subscrever:
Mensagens (Atom)