Aretha Louise Franklin, ou simplesmente Aretha, nasceu em Memphins a 25 de Março de 1942 e é uma cantora mundialmente reconhecida pela sua voz forte e pela forma inconfundível como interpreta diversos temas Soul e Gospel. É, para muitos, um ícone dentro dos artistas negros.
Começou a carreira muito cedo a cantar numa igreja onde o seu pai C.L. Franklin trabalhava. A sua carreira avançou a uma velocidade de tal forma grande que, com apenas 14 anos já tinha gravado núsicas gospel e feito tournés. O seu primeiro contrato foi assinado com a Columbia Records quando Aretha tinha apenas 19 anos.
Durante os anos 60 esperavam-se grandes feitos da cantora, mas passados 6 anos de contrato só um álbum tinha visto a luz do dia e, apesar da voz impressionar, esta não encaixava muito bem na música pop. A Rainha do Soul não se sentia bem a cantar este estilo de música e como a editora não lhe dava alternativas, o contrato acabou por ser quebrado.
Com contrato quebrado, Aretha Franklin começou a trabalhar com uma nova editora, a Atlantic. Agora estava livre para cantar música Soul, Gospel e R&B. Sentia-se pronta para dominar o mundo, atingiu o topo, vendeu milhões de discos, ganhou grammys e reconhecimento. Já tinha uma banda completa a acompanhá-la e tornou-se um ícone mundial. Foi nesta altura que saíram os seus maiores sucessos (ainda hoje ouvidos) como "Baby I Love You" ou mesmo o inesquecível "Respect".
Até ao fim dos anos 60 a rainha do Soul mantinha um enorme sucesso, continuava a vender milhões de discos e a ganhar prémios (entre eles, os grandiosos e cobiçados grammys).
Durante os anos 70 lançou três álbuns mas nenhum deles com grande sucesso, a reputação e fama da cantora estava abaixo de outros tempos. Em 1980 a artista decidiu que tinha de dar a volta à sua carreira e optou por mudar de editora, assinando (nesse mesmo ano) um contrato com a Arista Records. Foi uma aposta ganha, as vendas começaram a subir em flecha e em 1983 marca o seu regresso aos prémios.
Apesar de 1988 ter sido um ano complicado para Aretha Franklin (pela morte de dois irmãos) a sua carreira não parou e os sucessos continuaram a ser ouvidos pelo mundo fora.
Até 2003 a vida de Aretha resumiu-se a participações em filmes, shows, duetos e regravações. Só nesta data apresentou um novo projecto, um álbum cheio de grandes êxitos que lhe deram mais alguns grammys (foi o seu 12º álbum).
Actualmente, a Rainha do Soul está afastada dos palcos e luta todos os dias contra um cancro no pâncreas, doença que ainda não ultrapassou (mas segundo notícias avançadas recentemente, está a melhorar).
Como curiosidade, só resta referir que Aretha Franklin foi a primeira mulher na história a entrar para o rock and roll hall of fame e foi considerada a maior vocalista da história pela revista Rolling Stone.
Ouça aqui alguns sucessos de Aretha:
A Natural Woman
Respect
I Say A Little Prayer
Sem comentários:
Enviar um comentário