Entre 1988 e actualidade quase tudo mudou, a energia, os músicos e mesmo a voz do Axl praticamente desapareceu.
1988
2011
domingo, 20 de novembro de 2011
sábado, 19 de novembro de 2011
[Lançamentos] Missão Sorriso 2011
A Missão Sorriso da cadeia de supermercados Continente tem este ano uns aliados muito fortes. Antes de mais, vamos recordar em que consiste este projecto:
A Missão Sorriso destina-se a ajudar unidades de pediatria e a partir deste ano vai também apoiar centros de saúde e instituições de solidariedade social. Durante 8 anos, esta missão contribuiu com cerca de 5 milhões de euros, o que se traduz na aquisição de 1600 equipamentos hospitalares.
Este ano a Leopoldina juntou-se a grandes artistas portugueses para criar um disco inédito que custa apenas 3 euros, dos quais 1€ é doado. Vai poder ouvir os maiores clássicos da música infantil portuguesa: O Balão do João, Atirei o Pau ao Gato, Indo Eu (A Caminho de Viseu), Isto ou Aquilo, Olha a Bola Manel, etc.
Rui Veloso, Clã, Aurea, GNR, Jorge Palma, Sérgio Godinho e muitos outros participaram nestas gravações, todos ajudaram a fazer deste Natal uma oportunidade para ajudar quem mais precisa.
Já agora, fica aqui uma pequena amostra do que vai poder ouvir neste álbum:
Olha a Bola Manel - Rui Veloso
O Balão do João - Aurea
Atirei o Pau ao Gato - GNR
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
[Biografias] Diana Krall
Mesmo os que gostam menos de jazz, com certeza já ouviram músicas interpretadas por Diana Krall, cantora e pianista nascida no Canadá em 1964.
Diana nasceu no meio de uma família muito ligada à música, daí ter começado a tocar piano apenas com 4 anos, de tal forma que na escola básica fez parte de um pequeno grupo de jazz e aos 15 já tocava com regularidade nos mais variados restaurantes de Vancouver (para onde foi viver durante a infância).
Com 17 anos, Diana Krall ganhou uma bolsa para estudar no Berklee College of Music (Boston) e começou a cantar com Jimmy Rowles (com quem continuou a estudar em Los Angeles).
Em 1993 lançou o seu primeiro álbum, começou a ganhar sucesso internacional e em 1996 (com o 3º álbum) chegou a ser indicada para um grammy. Um dos seus maiores sucessos foi lançado no ano seguinte (Love Scenes) e ficou marcado pelo fantástico trio com Diana (voz e piano), Russel Malone (violão) e Christian McBride (baixo).
Em 1999 ganhou mesmo o seu primeiro grammy com When I Look in Your Eyes para Melhor Músico Jazz do Ano. Em 2000 actuou com o célebre Tony Bennett e no ano seguinte lançou o seu primeiro álbum ao vivo "Diana Krall - Live in Paris" e este deu-lhe o seu segundo grammy (Melhor Gravação Jazz).
Desde aí, a cantora, pianista e compositora lançou mais 5 álbuns, onde se incluem músicas originais, covers, versões ao vivo e até um álbum de Natal (Christmas Songs - 2005). Para além de ter lançado ainda mais dois DVDs de concertos, um deles no Brasil, marcado pela magnífica interpretação da Garota de Ipanema numa versão adaptada por si.
A título de curiosidade, Diana Krall casou-se com o músico Elvis Costello em 2003 e em 2006 tiveram dois filhos gémeos. Ouça aqui algumas interpretações feitas pela cantora:
The Look Of Love
Walk On By
So Nice
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
[Músicas para a História] Garota de Ipanema
Hoje vamos falar de uma das mais cantadas músicas de todos os tempos, uma música encantadora composta em 1962 por Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Como todas as músicas que ficaram para a história, esta também tem uma origem interessante. Tudo começou mo Bar Veloso situado em Ipanema, Brasil, local onde os dois músicos gostavam de passar o tempo a conversar. Em frente a esse bar passava uma senhora chamada Helô Pinheiro, que serviu de inspiração para a música.
Helô Pinheiro só descobriu que era a Garota de Ipanema dois anos mais tarde. Em homenagem, Tom Jobim e sua esposa foram os padrinhos do seu casamento.
A letra original foi escrita e cantada em português, apesar dos próprios compositores terem chegado a fazer gravações em inglês.
Existe um número imenso de covers desta canção, desde Diana Krall, Frank Sinatra, Kenny G e mesmo Maddona ou Mariza. Para além destes, vai ser recentemente editada uma versão da Garota de Ipanema que Amy Winehouse gravou com apenas 18 anos de idade.
Ouça aqui a versão original e ainda alguns covers:
Tom Jobim (original)
Covers:
Madonna
Frank Sinatra (com Tom Jobim)
Diana Krall
Kenny G
Etiquetas:
Boy from Ipanema,
Diana Krall,
Frank Sinatra,
Garota de Ipanema,
Girl from Ipanema,
História da Garota de Ipanema,
Kenny G,
Madonna,
Músicas para a História,
Tom Jobim,
Vinicius de Moraes
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
[Lançamentos] Coldplay - Mylo Xyloto
Mylo Xyloto é o (estranho) nome do mais recente álbum da banda britânica Coldplay. Foi o 5 álbum de originais e chegou as lojas no passado dia 24 de Outubro.
Antes do lançamento, a única amostra que tinhamos deste disco era "Every Teardrop Is a Waterfall" - Single lançado ainda na Primavera deste ano e até foi bem recebido pelo público e a fazer prever mais um álbum de sucesso para os Coldplay.
Ao contrário do que costuma acontecer com a maior parte das bandas, Mylo Xyloto está um trabalho mais intimista, menos comercial e mais emocional do que "Viva la Vida or Death and All His Friends".
São 14 faixas originais num álbum com pouco mais de 40 minutos onde podemos encontrar vários segmentos de introdução e transição entre músicas com menos de um minuto. Aqui fica a lista:
1 - Mylo Xyloto
2 - Hurts Like Heaven
3 - Paradiise
4 - Charlie Brown
5 - Us Against the World
6 - M.M.I.X.
7 - Every Teardrop Is a Waterfall
8 - Major Minus
9 - U.F.O.
10 - Princess of China
11 - Up in Flames
12 - A Hopeful Transmission
13 - Don't Let It Break Your Heart
14 - Up with the Birds
Em termos de vendas, Mylo Xyloto estã de acordo com o que se esperava de uma banda como esta, estreou-se em primeiro lugar na UK Albums Chart ( com 208 mil cópias vendidas na primeira semana no Reino Unido) e em primeiro na Billboard 200 ( com 447 mil cópias vendidas na primeira semana nos Estados Unidos).
Sinceramente, gostei bastante deste álbum, veio diversificar um pouco a sonoridade de Coldplay sem que os fizesse perder identidade. Paradise foi a música que mais gostei.
Ouça aqui algumas músicas de Mylo Xyloto:
Paradise
Every Teardrop Is a Waterfall
Major Minus
Princess of China
terça-feira, 15 de novembro de 2011
You Give Love a Bad Name - 1986 vs 2011 - Bon Jovi
Os tempos evoluíram, mas esta é daquelas bandas que pouco mudou com o passar dos anos.
1986
2011
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
[Músicas em Bossa] Bossa n' Marley
Tal como anunciado na semana passada, começa hoje a série de posts semanais com uns álbuns muito especiais. Vamos apresentar uma colecção de álbuns em Bossa Nova com músicas de grandes artistas da actualidade e do passado.
Este projecto foi realizado por equipas de músicos maioritariamente brasileiros e chama-se The Rio Series, da Warner Music.
O álbum que vamos apresentar hoje chama-se Bossa n' Marley e, como o nome indica, é composto por versões em bossa nova dos mais variados êxitos do grande Bob Marley.
As músicas presentes neste disco são:
1 - Redemption Song
2 - No Woman No Cry
3 - Buffalo Soldier
4 - I Shot the Sheriff
5 - Stir It Up
6 - Sun is Shining
7 - Positive Vibration
8 - Is This Love
9 - Get Up Stand Up
10 - One Love
11 - Could You Be Loved
12 - Waiting in Vain
Dentro dos álbuns que foram lançados nesta série, este é dos que mais gosto, é dos mais envolventes, mais agradáveis de ouvir. Ideal para música ambiente e nunca esquecendo que o objectivo destas músicas não é, de modo algum, competir com as originais.
Ouça aqui algumas destas versões:
No Woman No Cry
I Shot the Sheriff
Get Up Stand Up
Could You Be Loved
[Concertos] Panda Bear
domingo, 13 de novembro de 2011
[Novo Single] Rammstein - Mein Land
Inauguramos hoje uma nova secção aqui no blog. Esta é dedicada a apresentar os novos singles que as bandas e artistas da actualidade vão lançando. Assim é uma forma de não sobrecarregarmos a secção "Músicas Soltas" e ao mesmo tempo de fazer uma abordagem um pouco maior a cada single.
Os alemães Rammstein apresentaram o seu novo single de um álbum que está para ser lançado brevemente e sobre o qual ainda pouco se sabe. Este é o 21º single da banda e ainda que a sonoridade continue de acordo com aquilo a que estamos habituados, o videoclip rompe com tudo o que o grupo já fez e tem sido considerado "inadequado" e "ridículo" pela critica.
NOTÍCIA - Michael Jackson com Freddie Mercury em 2012
Ao que parece as músicas gravadas entre estes dois míticos cantores vão mesmo ver a luz do dia. Bryan May e Roger Taylor tiveram finalmente permissão do "lado" do Rei da Pop para começarem a trabalhar nas faixas gravadas - Tratam-se de gravações amadoras feitas em casa de Michael Jackson durante uma tourné dos Queen nos anos 80.
O que será que vai sair desta parceria? Em 2012 saberemos.
Evanescence (novo álbum)
Evanescence é o nome do aguardado terceiro álbum de originais da banda norte-americana de nome homónimo. Há já dois anos que muito se falava deste lançamento e por isso a expectativa era bastante alta, ainda mais se pensarmos que "The Open Door" data de 2006.
Para conseguirem concluir o álbum, os Evanescence entraram 3 vezes em processo de gravação: uma em 2009, outra em 2010 e a última em 2011 (a única que chegou ao fim), sempre com produtores diferentes.
Para quem conhece bem os restantes trabalhos da banda, facilmente percebe a evolução que tem havido nas suas músicas. Fallen, o primeiro álbum, pôs de parte grandes recursos à electrónica e aos sintetizadores. A sua utilização aumentou no segundo álbum, The Open Door, e para muitos este já não esteve ao nível do seu antecessor. Este novo projecto da banda recorre ainda mais a estas tecnologias, tal como Amy Lee tinha dito ainda em 2009.
O primeiro single já foi apresentado, chama-se What you Want e foi postado aqui no blog no dia 6 de Novembro (veja aqui).
O novo disco é composto por 12 faixas originais:
1 - What You Want
2 - Made of Stone
3 - The Change
4 - My Heart Is Broken
5 - The Other Side
6 - Erase This
7 - Lost in Paradise
8 - Sick
9 - End of the Dream
10 - Oceans
11 - Never Go Back
12 - Swimming Home
Para além do single, destacamos "Made of Stone", "Lost in Paradise" e "Sick". Ainda que tenha sido bom voltar a ouvir a voz de Amy Lee, ela parece já não ter a mesma garra que tinha em músicas como "My Immortal", "My Last Breath" ou mesmo "Lithium". Mas calma, os Evanescence voltaram!
Ouça aqui algumas músicas do novo álbum:
Made of Stone
Lost in Paradise
Sick
sábado, 12 de novembro de 2011
NOTÍCIA - Ornatos Violeta celebram 20 anos e trazem surpresas
Já lá vão 20 anos desde que a inesquecível banda de rock português Ornatos Violeta se formou. Durante muitos anos os fãs esperaram ansiosamente por um regresso de Manel Cruz e companheiros aos palcos para tocar os mais variados êxitos de Cão! e, principalmente, do Monstro Precisa de Amigos. Mas como isto nunca aconteceu, a banda decidiu presentear-nos com uma reedição dos dois álbuns de estúdio e ainda com a edição de uma terceiro álbum com versões raras e músicas inéditas.
Para além desta caixa antológica que chegará às lojas a 5 de Dezembro, a Rastilho Records anunciou também o lançamento dos mesmo dois álbuns em vinil numa edição limitada a 250 exemplares em Fevereiro de 2012.
Músicas para a História - Knockin' On Heaven's Door
Esta é, provavelmente, uma das músicas mais famosas do mundo. Lançada por Bob Dylan, imortalizada na voz de Axl Rose e regravada por dezenas de músicos. Foi single três vezes e faz parte da banda sonora do filme Pat Garret & Billy the Kid.
Foi lançada pela primeira vez em 1973 e ainda hoje faz sucesso e é uma escolha óbvia para os mais diversos covers. Eric Clapton, Jon Bon Jovi, Steven Tyler (Aerosmith), Bob Marley, Mark Knopfler (Dire Straits), Bruce Springsteen, Bono (U2), Roger Waters, Phil Collins e Avril Lavigne são apenas alguns dos nomes que a cantaram.
Bob Dylan (original)
Ouça aqui alguns dos covers mais famosos:
Guns'n'Roses
Eric Clapton
Bon Jovi
Avril Lavigne
CONCERTOS - Feist
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Novo álbum de Amy Winehouse
Lioness: Hidden Treasures é o nome do futuro álbum da falecida cantora Amy Winehouse (álbum póstumo). O disco chega às lojas já no dia 5 de Dezembro deste ano. Este projecto será constítuido por 12 faixas exclusivas, entre originais e covers, duetos e versões raras, vai haver de tudo um pouco, até mesmo uma versão da "Garota de Ipanema" que Amy gravou aos 18 anos.
A título de curiosidade, resta acrescentar que a capa do álbum foi fotografada por Bryan Adams em 2007.
Ouça aqui as músicas já disponibilizadas: um dueto com o rapper Nas e um cover (respectivamente).
Like Smoke
Our Day Will Come
CONCERTOS - Epica
Dia: 21 e 22 de Abril de 2012 (Almada e Porto, respectivamente)
Local: Incrível Almadense em Almada e Hard Club no Porto
Preço: N.D.
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
NOTÍCIA - Adele em recuperação
Como era público, a cantora Adele andava com problemas nas cordas vocais, problemas esses que a levaram mesmo a cancelar todos os concertos que tinha agendado para este ano.
A voz de Rolling in the Deep já foi operada e correu tudo bem, pelo que se espera uma recuperação completa e rápida ainda este ano.
Brevemente no Post it! Music
Depois da série de posts Músicas 007, chegou a altura de começar uma nova série. Esta não será de músicas mas sim de álbuns. Um álbum por semana até meados de Janeiro num total de 10 álbuns!
O primeiro chega já no início da próxima semana :)
CONCERTOS - LMFAO
domingo, 6 de novembro de 2011
sábado, 5 de novembro de 2011
I Will Always Love You - 1994 vs 2010 - Whitney Houston
Quem diria que uma cantora com uma voz tão boa como esta, ia acabar a cantar assim?
1994
2010
1994
2010
Florence and The Machine - Ceremonials
Os dois últimos anos foram marcados por músicas como You've Got The Love e Dog Days Are Over, no fundo foram marcados pelo álbum de estreia da cantora inglesa Florence Welch e pelos seus músicos. Lungs foi um dos discos mais vendidos de 2009 e pelos vistos a cantora não quer cair no esquecimento, 2 anos depois está a apresentar um projecto totalmente novo, um projecto mais adulto, mais trabalhado, "menos gritado" (segundo a própria).
Ceremonials foi apresentado no último dia de Outubro e já está a dar que falar, o single Shake It Out já passa nas rádios de uma boa parte do mundo. O Post it! Music já ouviu o novo álbum e teve uma agradável surpresa, está sem dúvida menos descontrolado, mais fácil de ouvir, fica na cabeça e mesmo assim mantém o estilo inconfundível que Lungs trouxe.
São 15 músicas originais todas compostas por Florence:
1 - Only For A Night
2 - Shake It Out
3 - What The Water Gave Me
4 - Never Let Me Go
5 - Breaking Down
6 - Lover to Lover
7 - No Light, No Light
8 - Seven Devils
9 - Heart Lines
10 - Spectrum
11 - All This And Heaven Too
12 - Leave My Body´
13 - Remain Nameless
14 - Strangeness And Charm
15 - Bedroom Hymns
Não deixa de ser impressionante a forma como Florence decidiu cantar a maior parte destas faixas, calmamente, sem "elevar" muito a voz, afinada e melodiosa. De vez em quando (Shake It Out p.e.) o "velho" estilo da cantora faz-se ouvir.
Ouça aqui algumas músicas:
What The Water Gave Me
Shake It Out
No Light, No Light
Subscrever:
Mensagens (Atom)