Tal como prometido, aqui fica um post sobre o segundo J, Jimi Hendrix, um grande artista que faleceu também aos 27 anos.
James Hendrix nasceu a 27 de Novembro de 1942 em Seattle e foi um dos maiores guitarristas e cantores dos anos 60. Tem uma grande legião de fãs e ainda hoje é considerado por muitos como o melhor guitarrista da história.
Hendrix teve uma infância complicada, tomava conta do irmão e ainda sofreu com o divórcio dos pais e com a morte da mãe em 1958. Chegou a aliastar-se no exército, mas saiu em menos de um ano para se dedicar à música. Inicialmente teve um percurso comlicado, serviu de músico de apoio de grandes nomes do Soul e Blues em 1965, ano em que assinou o seu primeiro contrato de gravação.
Em 1966 formou a sua própria banda, Jimmy James and the Bue Flames. Durante um concerto, Chas Chander, baixista dos The Animals, ao ver a actuação de Jimi Hendrix, levou-o para Inglaterra para assinar um novo contrato de gravação com uma nova banda denominada The Jimi Hendrix Experience.
A banda atingiu o seu ponto alto em 1967, dado que no ano seguinte, divergências pessoais com Noel Redding (membro integrante da banda), assim como o abuso de álcool e drogas, tornaram muito complicada uma digressão pela Escandinácia, envolvendo prisões e outras situações pouco positivas. A fanda desfez-se em 1969 após uma fase de degradação constante de Jimi Hendrix e um aumentar de problemas em relacionar-se com Redding.
Hendrix passou por uma fase em que os próprios fãs o desprezavam, possivelmente por ter sido acusado inumeras vezes de ser arrogante.
Ainda em 1969, formou-se uma nova banda chamada Gypsy Suns and Rainbows com o objectivo de tocar no festival de Woodstock. Hendrix passou por uma das piores actuações da sua carreira, um concerto mal tocado, pouco ensaiado e um som desafinado e quase imperceptível fizeram a plateia esvaziar aos poucos. Gypsy Suns ans Rainbows foi um projecto com vida curta e, em 1970, Jimi Hendrix já tinha nova banda formada, Band of Gypsys era o seu nome e serviu para realizar, provavelmente, os melhores concertos da carreira do guitarrista.
Jimi Hendrix morreu em Londres após ter passado a noite numa festa. Apesar de não haverem provas do que realmente aconteceu, acredita-se que se tenha tratado de suicídio. Com uma carreira muito curta, deixou um vasto e variado trabalho que, ainda hoje, podemos ouvir com agrado.
Ouça aqui algum do seu trabalho:
Voodoo Chile
Hey Joe
Trash Man
Faça aqui download do seu Greatest Hits.
Sem comentários:
Enviar um comentário