Já vai em 30 anos de carreira e é considerado o pai do rock português. É um bom argumento para iniciar uma nova secção do blog: "Música Portuguesa" (ver Temas).
Rui Manuel Gaudêncio Veloso é o nome completo do conceituado músico portguês de 53 anos (n. 30/07/1991, Lisboa). Para além de cantar, toca piano e guitarra acústica.
Começou a sua carreira em 1980 com uma banda de garagem chamada Magara Blues. É fã assumido de Eric Capton e B.B. King (com quem já acutou duas vezes em Portugal). No estrangeiro tem ganho reputação como um verdadeiro "Bluesman".
Conta com 9 álbuns de originais (Ar de Rock; Fora de Moda; Guardador de Margens; Rui Veloso; Mingos & Os Samurais; Auto da Pimenta; Lado Lunar; Avenidas e A Espuma das Ondas). Como a maioria dos artistas que ainda se encontram no activo, as melhores músicas (ou pelo menos as mais características) podem ser encontradas nos aos 80 e 90 e estão compiladas em "O Melhor de Rui Veloso - 20 Anos Depois (2000).
Em 2008 lançou, em conjunto com os Per7ume, o tema Intervalo, uma das músicas mais ouvidas nas rádios aquando do seu lançamento.
Ouça aqui alguns dos maiores sucessos de Rui Veloso:
Chico Fininho
Não há Estrelas no Céu
A Paixão
Jura
Intervalo (com os Per7ume)
Fica aqui o link para download da colectânea anteriormente referida.
Sem comentários:
Enviar um comentário