segunda-feira, 25 de julho de 2011

Clube dos 27

    
O "Clube dos 27" é um dos mais misteriosos do mundo da música. Basicamente, todos os membros deste clube faleceram com 27 anos, todos músicos polémicos (porém com um enorme talento) onde eram conhecidos problemas de dependencias com álcool ou drogas.


Os mais conhecidos membros deste grupo são os três míticos J's: Jimi Hendrix, Janis Joplin e Jim Morrison (por ordem de morte). Para além deste trio destacam-se também Brian Jones, membro fundador dos Rolling Stones (1969) e Kurt Cobain (1994), vocalista, guitarrista e compositor da banda Nirvana.

Em 2011 juntou-se um 6º elemento, a britânica Amy Winehouse foi encontrada morta no seu apartamento em Londres, também aos 27 anos.

Como seria de esperar, as causas da morte não foram as mais naturais e ficam aqui listadas:

- Brian Jones: Afogado numa piscina. A morte foi considerada acidental. 
- Jimi Hendrix: Afogado no próprio vómito.
- Janis Joplin: Overdose de heroína.
- Jim Morrison: Ataque cardíaco. Não foi realizada autópsia.
- Kurt Cobain: Suicídio com arma de fogo.
- Amy Winehouse: Causa desconhecida (até ao momento da publicação do artigo).

Há quem considere coincidência, há também quem pense tratar-se de uma conspiração. Existem até teorias que dizem que todos eles foram assassinados pelas forças especiais norte americanas, de modo a não provocarem mais influências na sociedade.

O mais provável é que se trate mesmo de uma infeliz coincidência, mesmo não sendo normal que 6 músicos com talento e polémicas em comum tenham morrido todos com a mesma idade. Há ainda algumas questões que se colocam: Porque não se realizou autópsia ao corpo de Jim Morrison? E sabe-se ainda que a arma supostamente usada por Kurt Cobain para se suicidar era demasiado grande para ser manobrada contra a própria pessoa. São perguntas para as quais nunca foi encontrada uma explicação.


Ainda mais estranho que tudo o que foi anteriormente referido é o facto deste clube não ter 6 elementos mas sim 44. Exactamente, a Amy Winehouse foi a 44ª artista a falecer com 27 anos. As causas das mortes foram maioritariamente acidentes e overdoses.

Mesmo os mais cépticos terão de admitir que se trata de uma coincidência macabra, no mínimo.

1 comentário:

Riva disse...

Neste clube cabe um sétimo integrante igualmente lendário:Robert Johnson.
Destes, ele é que tem a vida e morte mais misteriosa e que inspirou o filme " A Encruzilhada".