segunda-feira, 11 de outubro de 2010

We Are Scientists - Barbara

   
Para quem nunca ouviu falar dos We Are Scientists há um aviso a fazer: Não são britânicos.

Com uma sonoridade parecida a Bloc Party, estamos a lidar com uma banda californiana formada em 2000 pelos músicos Keith Murray (guitarra e voz), Chris Cain (baixo) e Michael Tapper (bateria).

Lançaram 3 EPs e só em 2006 se conseguiram mostrar ao mundo com With Love and Squalor. Em 2008 apresentaram o seu 2º álbum de originais chamado Brain Thrust Mastery e, dois anos depois, chegam com o mais recente trabalho: Barbara.


Para quem ouvir Barbara antes de qualquer outro álbum da banda vai ficar com a sensação de que está a ouvir um álbum de estreia, um álbum que tentou ser um Silent Alarm mas falhou (primeiro álbum de Bloc Party).
  
Pareceu-me, depois de o ouvir uma vez, um álbum de principiantes, num estilo mais amador e menos trabalho que o habitual para o comum Indie numa vertente pós-punk. Não quero com isto dizer que estamos na presença de um álbum fraco, nada disso... Apenas não está ao nível das melhores revelações nesta área.

Talvez valha a pena ouvir os dois primeiros álbuns para perceber que estão uns furos acima de Barbara.

Veja aqui a lista de músicas e respetiva avaliação realizada pelo Post it! Music:

1º- Rules Don't Stop
2º- I Don't Bite 
3º- Nice Guys
4º- Jack & Ginger
5º- Pittsburgh
6º- Ambition
7º- Break it Up
8º- Foreign Kicks
9º- You Should Learn
10º- Central AC

Avaliação Global: 3,25

Curiosamente, Barbara é o mais pequeno dos 3 álbuns, contando com apenas 10 músicas.

Quando comecei a ouvir esta sequência, Rules Don't Stop deixou-me completamente indiferente, não é uma música que fique na cabeça, não impressiona em nada, apesar de não ter deitado por terra as minhas (secretas) esperanças em relação ao que vinha a seguir. Foi então que, ao passar para I Don't Bite, o meu primeiro pensamento foi: "Esta música ficava mesmo bem no Brain Thrust Mastery", um bom pensamento. Após Nice Guys, a forma como Barbara perde ritmo, intensidade e interesse é mais que evidente.

Ao chegar a You Should Learn pensei que não havia mais nada de importante para ouvir. Estava desiludido e a pensar que podiam ter feito melhor, ainda assim já tinha ouvido pior. Central AC põe fim ao álbum com uma energia e ritmo que não ouvia desde Nice Guys. We Are Scientists estão vivos, pensei.

Ouça aqui as 3 músicas com melhor classificação:

I Don't Bite



Nice Guys



Central AC



Download de Barbara aqui.

Esta mensagem foi escrita utilizando o novo acordo ortográfico.

Sem comentários: