sábado, 30 de abril de 2011

Aerosmith

     
Hoje vou falar de uma banda do conhecimento de muitos de nós. Toca rock, formou-se nos Estados Unidos em 1970 e ainda hoje está no activo (são mais de 40 anos!).

Em 1961, Steven Tyler, vocalista da banda Chain Reaction, juntou-se ao guitarrista Joe Perry e ao baixista Tom Hamilton (ambos membros da Jam Band) e formaram uma nova banda. Para completar, juntou-se o guitarrista Ray Tabano (antigo amigo de Steven) e o baterista Joey Kramer. Assim surgiram os Aerosmith - nome sugerido por Joey e que, segundo o próprio, "não tem nenhum significado especial".


Pouco tempo depois houve uma substituição do baterista por Brad Whitford, estabelecendo-se assim aquela que é considerada a formação clássica da banda.

Começaram por dar pequenos concertos nos bares de Boston, mas o agrado do público foi tanto que em 1972 assinaram um contrato com a Columbia Records, que lhes permitiu o lançamento do álbum de estreia "Aerosmith" (foi um fracasso aquando do lançamento, tendo atingido sucesso algum tempo mais tarde). Em 1974 estavam já a apresentar o segundo álbum ("Get Your Wings") e em 1975, "Toys in the Attic" faz dos Aerosmith verdadeiras estrelas do rock (álbum que já vendeu 11 milhões de cópias em todo o mundo).

1977 e 1978 foram anos importantes para a banda de Steven Tyler, no primeiro lançaram "Draw the Line", um disco que os marcou definitivamente como uma banda de peso (ainda que as suas críticas tenham sido menos boas que nos trabalhos anteriores). O segundo foi o ano de lançamento do primeiro álbum ao vivo dos Aerosmith (pois foi por esta altura que começaram os grandes concertos com muito público).

Como nem tudo pode correr bem, um ano depois (1979) durante a gravação de "Night in the Ruts", Joe Perry abandona a banda por desentendimentos com Steven Tyler, que sofre o grave acidente de mota nesse mesmo ano. Com isto, a solução foi lançar um Greatest Hits enquanto não conseguiam trabalhar num novo projecto.

"Night in the Rust" é então lançado com 3 covers e 2 vídeos, tendo sido mesmo assim um fracasso de vendas (atingiu uma única platina passado vários anos). Apenas uma música foi tocada por Jimmy Crespo (substituto de Joey Perry) dado que as restantes já tinham sido gravadas.

Em 1981 foi a vez de Brad Whitford deixar a banda e no ano seguinte sai para o mercado "Rock in a Hard Place", um dos maiores fracassos da história dos Aerosmith (quer em termos de vendas quer de crítica - apesar de hoje em dia haverem músicas desse mesmo álbum muito apreciadas pelos fãs). Neste momento tudo parecia correr mal, os discos vendiam mal, as críticas eram más, as prestações dos artistas ao vivo eram más e os excessos eram enormes (drogas e álcool).

Em 1984 a situação parecia recompor-se com o regresso de Joey Perry e de Whitford. Foi feita uma grande tourné de regresso aos palcos e nesta altura os Aerosmith foram acusados de só estarem a voltar por dinheiro, possibilidade que foi várias vezes desmentida por todos os elementos da banda. No entanto, durante a série de concertos vários problemas aconteceram, incluindo desmaios em palco de Steven Tyler provocados pelo excesso de drogas.

Em 1985 lançam um dos seus melhores álbuns: "Done With Mirrors" - Ainda que na altura as vendas tenham ficado muito aquém do esperado (facto provocado pelas "manchas" deixadas durante a tour).

1989 foi o ano do grande regresso dos Aerosmith, esse regresso foi feito com um álbum chamado "Pump", foi a revolução do grupo, 9 milhões de cópias vendidas e uma triumfante entrada nos anos 90, preparavam-se para atingir o ponto mais alto da carreira.

"Get a Grip" foi apresentado em 1993 e vendeu ainda mais que "Pump": 12 milhões de cópias, êxitos como "Crazy" e "Cryin" fizeram com que a banda se afirmasse como uma das maiores do mundo. Com uma fase menos boa em 1997 (provocada pela demissão do produtor do grupo, lançam "Nine Lives" e continuam a fazer sucesso.

Em 2008 é lançado uma das músicas mais famosas do mundo, uma música que marcou uma era: "I Don't Want to Miss a Thing" - a famosíssima música do filme "Armageddon".

Os álbuns seguintes foram lançados em 2001 e 2004 (" Just Push Play" e "Honkin' on Bobo"), do primeiro ficou conhecida a canção "Jaded" e o segundo foi o regresso às origens, um disco blues como há muito os fãs esperavam ouvir.

Por fim, em 2006 é lançado "Devil's Got a New Disguise: The Very Best of Aerosmith", uma colectânea com os maiores êxitos alcançados pela banda durante a sua já lona história. Ainda no activo, os Aerosmith dedicam-se aos concertos, não havendo nenhum álbum a ser anunciado brevemente (pelo menoscom confirmação da banda).

A título de curiosidade, é em 2000 que a banda entra para a "Rock and Roll hall of Fame" - uma calçada da fama dedicada ao Rock and Roll. Para além disso, o primeiro Guitar Hero dedicado a uma única banda a ser lançado foi também dedicado aos Aerosmith.

Ouça aqui algumas músicas esta conceituada banda:

Crazy



Cryin



I Don't Want To Miss a Thing



Rag Doll

Sem comentários: