sábado, 26 de fevereiro de 2011

BIOGRAFIA - Jorge Palma - Parte 1

      
Jorge Manuel de Abreu Palma é o nome de um dos maiores compositores portugueses, para além de belíssimo pianista e cantor. Nascido a 4 de Junho de 1950 em Lisboa, Palma começou a estudar piano aos 6 anos enquanto aprendia a ler e a escrever. Aos 8 anos já era aluno do Conservatório Nacional e aos 13 já ganhava prémios. Teve uma adolescência influenciada por grandes nomes como Bob Dylan, Led Zeppelin ou Lou Reed.

Em 1967 Jorge Palma torna-se membro do grupo Black Boys (no órgão) ainda que por apenas 6 meses pois o pai obriga-o a continuar a estudar, tendo estado na faculdade de ciências a estudar engenharia entre 1969 e 1971.

Por esta altura Palma volta a fazer parte de uma banda, os Sindicato, tocando órgão e estreando-se como cantor. Esta era uma banda de covers de grandes nomes rock (Led Zeppelin, etc.). A banda chega ainda a gravar algumas músicas originais num estilo pouco comum que situa algures entre o jazz e o rock.

A sua estreia a solo acontece em 1972 com um single chamado "The Nine Billion Names of God" e começa a ser ajudado por José Carlos Ary dos Santos no aperfeiçoamento do seu trabalho como letrista. É graças a esta convivência que em 1973 é apresentado o primeiro EP de Jorge Palma com quatro composições realizadas pelo próprio e duas letras de Ary dos Santos.

Neste mesmo ano, Palma foi trabalhar para a Dinamarca como empregado de hotel para fugir à guerra e, apesar de este ter estado mais afastado do mundo artístico continuava a escrever, a compor e a participar em pequenos programas de rádio.

Após regressar a Portugal depois do 25 de Abril de 1974, Jorge apresenta o seu primeiro LP um ano depois e dá pelo nome de "Com uma viagem na palma da mão" (as letras foram escritas na Dinamarca, durante o seu exílio político). Em 1977 apresenta o seu segundo álbum de originais com uma tourné pelo Brasil.

No início dos anos 80, Palma muda-se para Paris com a sua segunda mulher, Graça Lami, regressando a Portugal apenas para gravar mais um álbum de estúdio.

Depois de passar algum tempo em concertos por Portugal, França e Itália, apresenta um novo projecto em 1985: "O lado errado da noite", ainda hoje considerado um dos melhores do artista, daqui foram extraídos grandes êxitos como "Deixa-me Rir". No ano seguinte Palma acaba o seu curso de piano no Conservatório Nacional e lança mais um disco, "Quarto Minguante", um trabalho menos feliz que ficou marcado por conflitos entre o artista e a própria editora.

Jorge Palma precisava agora de dar a volta à carreira apostando num projecto inspirado e pleno de qualidade. Saiba mais na segunda parte deste artigo (será postado brevemente).

Ouça aqui algumas músicas:

A Gente vai Continuar 



Deixa-me Rir

Sem comentários: