quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Amy Winehouse

     
Por bons ou por maus motivos, a verdade é que todos nós já ouvimos falar desta jovem cantora.

Amy Winehouse nasceu em Londres a 14 de Setembro de 1983 e tem, actualmente, 27 anos. Cresceu no seio de uma família judia com um ambiente complicado. O pai de Amy mal-tratava a mãe e tinha relações extra-conjugais, acabando mesmo por casar com outra mulher em 1996. A cantora não teve por isso uma adolescência fácil e quando fez 18 anos deixou de seguir as ordens do pai, para além de se iniciar no consumo de drogas.


Começou desde cedo a cantar em pubs até ter conseguido lançar o seu primeiro álbum após assinar um contrato com uma editora. O seu projecto de estreia deu pelo nome de "Frank" e foi uma revelação com excelentes resultados, quer comerciais quer críticos. Deste álbum destacam-se músicas como "Stronger than Me" ou "In My Bed". "Frank" é um disco com fortes influências jazz (aliás, como todos os trabalhos de Amy Winehouse).

Em 2006 juntou-se a Mark Ronson (produtor) para lançar o seu segundo álbum de orginais "Back to Black", um trabalho que só veio fortalecer a presença de Amy no mundo artístico. "Back to Black" teve tudo para ser um sucesso: Uma sonoridade inovadora numa mistura de música jazz com influências muito pop, ritmos contagiantes e uma enorme quantidade de sucessos num só disco. Músicas como "Rehab", "Valerie", "Back to Black", "You Know I'm no Good" ou "Tears Dry on Their Own" ainda hoje são ouvidas em inúmeros locais.

As vendas foram fenomenais, "Back to Black" já vendeu mais de 13 milhões de cópias e foi o álbum mais vendido aquando do ano de lançamento.

Amy está agora a trabalhar em mais um álbum de originais com o mesmo produtor do anterior e tudo indica que está para chegar mais um sucesso de vendas, segundo as declarações do próprio Mark Ronson.

"Q: Soul Bossa Nova" é o nome de um projecto extra depois do seu segundo álbum onde Amy Winehouse interpreta uma música antiga de Quincy Jones, onde recebeu enormes elogios do compositor. O próprio Quincy Jones disse que a sua música se adaptava melhor à voz da cantora do que a qualquer outra.

Para além de talento, Amy Winehouse tem tido problemas graves com drogas e álcool. Passou por um casamento complicado e por um divórcio igualmente mau. Depois de várias tentativas de reabilitação e de terem dado poucos meses de vida à cantora, esta parece ter finalmente recuperado e estar pronta para voltar ao estrelato.

Para finalizar, importa referir que Back to Black deu 5 grammys (de 6 nomeações) e ainda fez com que "Rehab" fosse considerada a música mais influente da década.

Ouça aqui algumas músicas (foi difícil escolher!):

Back to Black



You Know I'm no Good



Rehab



Tears Dry on Their Own

Sem comentários: