quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ornatos Violeta

   
Quem nunca ouviu falar, pelo menos uma vez, naquela que é para alguns (principalmente os mais jovens) a melhor banda de rock português de sempre? Os Ornatos Violeta deixaram a sua marca nos anos 90, ainda que nos tenham deixado um curto reportório.


A banda formou-se em 1991 com os membros com que se manteve até à separação:

- Manel Cruz (voz)
- Nuno Prata (baixo)
- Peixe (guitarra)
- Kinörm (bateria)
- Elísio Donas (teclado)

Apesar da junção no início dos anos 90, o primeiro álbum só surgiu em 1997. Por este motivo há muitas músicas produzidas pela banda que ficaram guardadas na gaveta (quem sabe, eternamente...).

Surge então o "Cão!", o primeiro trabalho da banda originária do Porto e, para surpresa de muitos, contou até com um dueto com a cantora portuguesa Manuela Azevedo (vocalista dos Clã). As críticas foram as melhores e o trabalho de Manel Cruz foi de tal forma elogiado que desde então legiões de fãs se formaram pelo país (sendo considerado por muitos, o melhor letrista português).

Passados dois anos, os Ornatos Violeta apresentam um novo álbum de originais. "O Monstro precisa de Amigos" é ainda hoje considerado por alguns como o melhor álbum de rock nacional de sempre. Apresentou-se com uma sonoridade muito bem trabalhada, com participações de luxo e com letras praticamente magistrais. A acompanhar tudo isto, junta-se a invulgar voz de Manel Cruz em excelente forma durante a totalidade das músicas.

Com muita pena se viu a separação dos Ornatos em 2002 sem justificação aparente. Ainda hoje se espera um regresso da banda mas, enquanto não regressarem, contentamo-nos com os restantes projectos de Cruz e com a sua natural capacidade para escrever músicas.

Uma pequena nota final de agradecimento... Pelas contagens de visitas realizadas ao blog, percebemos que temos muitas visitas do Brasil. É para mim um prazer tentar mostrar à população brasileira o que há de melhor na música portuguesa.

Ouça aqui algumas músicas:

Ouvi Dizer



Chaga
  


Fica aqui também uma versão da música Ouvi Dizer cantada por Filipe Pinto, vencedor da edição 2009/2010 dos Ídolos em Portugal

Sem comentários: