quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Músicas para a História - Light My Fire

O Post it! Music mudou de aparência, mas não foram só aqui que se registaram mudanças. Chegou a altura de introduzir mais um tópico no blog, este dá pelo nome de "Músicas para a História" e não serão mais do que pequenos artigos sobre músicas marcantes na sua época ou músicas com curiosidades interessantes associadas.

Para iniciar este novo tema escolhi uma música que gosto imenso de uma banda que ainda gosto mais: Light My Fire dos míticos The Doors. Este single foi gravado em 1966 e lançado em 1967, atingindo muito rapidamente o primeiro lugar na tabela de singles da Billboard desse ano.


A música pertence ao álbum de estreia da banda e foi composta pelo guitarrista Robby Krieger, tendo sido considerada a música de maior sucesso da banda norte-americana. Existe uma versão longa de 7 minutos e uma mais curta com 4.

Para além disto, Light My Fire foi interpretado pelos mais diversos artistas e bandas, desde UB40 ao enorme Stevie Wonder, passando pela grande voz de Shirley Bassey. Existe até uma versão em Bossa Nova!

Ouça aqui a original e alguns covers:

The Doors (original)




UB40




Stevie Wonder




Shirley Bassey




Bossa Nova



Este post foi escrito utilizando o novo acordo ortográfico.

Sem comentários: