terça-feira, 6 de setembro de 2011

Wilco

Os Wilco são uma banda de Chicago formada em 1994, assumindo-se como um conjunto de rock alternativo.


Após a separação da banda Uncle Tupedro, Jeff Tweedy, Bill Belzer, Ken Coomer, Max Johnston e John Stirratt decidiiram começar um novo projeto, que não era mais do que o antigo grupo com exceção de dois membros (e também esses formaram uma banda juntos). Esta formação não funcionou e ao fim de 17 anos só Jeff Tweedy (vocalista) e Johnston Stirratt (baixista) continuam na banda. Como já se previa, o primeiro álbum de originais da banda pouco acrescentou àquilo que já se conhecia dos antigos projetos destes músicos.

Os Wilco só começaram a ter uma verdadeira atenção do público e da crítica no seu quarto álbum (este lançado em 2002), um trabalho que gerou muita polémica, pois a gravadora com a qual tinham contrato rejeitou o disco, acabando este por ser publicado por outra gravadora pertencente à mesma empresa.

Apesar do anterior álbum ter sido o mais vendido da banda, aquele que recebeu melhores críticas foi lançado em 2005 e chamou-se A Ghost is Born, vencedor de dois Grammys, entre eles o de Melhor Banda de Música Alternativa do Ano.

A título de curiosidade, a banda tem 7 álbuns de originais lançados, um ao vivo e duas participaçõescom Billy Bragg. Para além disto, é interessante ver que quando os Wilco se estrearam eram vistos como uma banda que se inspirava em outras como os Television, ao passo que agora são vistos como uma inspiração para outras bandas de rock alternativo.

Ouça aqui algumas músicas:

Jesus, Etc




You and I




I'm The Man Who Loves You



O Post it! Music escreve com base no novo acordo ortográfico.

Sem comentários: