domingo, 11 de setembro de 2011

Músicas para a História - Yesterday

Yesterday é o nome de uma das músicas mais famosas do icónico grupo inglês The Beatles. A música foi composta unicamente por Paul McCartney e a forma como esta surgiu é muito curiosa.


Decorria o ano de 1965 quando Paul McCartney acordou de manhã com um ritmo na cabeça diferente de tudo o que já tinha ouvido antes. Dirigiu-se para o piano e tocou a totalidade do ritmo (ainda sem letra), dando-lhe o nome de Scrambled Eggs. McCartney gostou tanto daquela melodia que começou a pensar que alguém já a tivesse composto antes, tanto que andou bastante tempo a pesquisar para ter a certeza que não estava a copiar nenhum artista. A letra de Yesterday foi escrita pelo músico enquanto estava a caminho do Algarve de férias em Portugal.

Os restantes membros da banda achavam que esta música não devia ser lançada, pois pouco ou nada tinha a ver com os seus restantes trabalhos.

Yesterday está no Guiness Book como a música mais vezes gravada na história, pois existem mais de 3000 versões oficiais. Há versões de grandes lendas como Frank Sinatra, Ray Charles, Elvis Presley, Plácido Domingo e até mesmo Simone de Oliveira, além das já frequentes versões em jazz e bossa nova.

Ouça aqui a original e alguns covers:

The Beatles (original)



Frank Sinatra



Ray Charles



Elvis Presley



Plácido Domingo



Simone de Oliveria



Jazz and Beatles

Sem comentários: