quinta-feira, 30 de setembro de 2010

The Cranberries

    
Contam com uma carreira invejável e já têm mais de duas décadas. Dão pelo nome de The Cranberries e são uma das bandas irlandesas mais bem sucedidas da história (superados, por exempo, por U2).

Tal como Skunk Anansie (recentemente postado), esta banda tem a particularidade de ter saido muito recentemente de uma pausa por tempo indefinido.


Surgiram em 1989 com a união de dois irmãos, Mike e Noel Hogan (baixista e guitarrista, respectivamente). Poucos meses depois, Fergal Lamber juntou-se ao projecto que, no seu nome original se chamava The Cranberry Saw Us. Faltava uma vocalista e, após alguns castings, Dolores O'Riordan foi a escolhida (longe de prever que estava prestes a tornar-se na alma da banda).

Depois de um primeiro single mal sucedido, os já The Cranberries não destiram e trouxeram, no segundo single, um dos grandes hits da banda: "Linger". Pouco tempo depois e com o lançamento de "Dreams", a banda irlandesa não poderia mais parar.

A partir desta altura (anos 90), os The Cranberries viveram rodeados de boatos sobre uma possível separação da banda ou um abandono da mesma por parte de Dolores.
O primeiro boato sugiu em 1994, altura do lançamento do álbum "No Need to Argue", um trabalho extramemente bem sucedido que trouxe ao mundo grandes êxitos como "Zombie", aquela que, ainda hoje, é considerada por muitos como a melhor música da banda.

Seguiram-se dois álbuns um pouco mais fracos que os anteriores: "To the Faith Departure" e "Bury the Hatchet". Foi uma fase menos inspirada da banda e foi ainda marcada pelos fortes rumores sobre a sua separação.
Em 2002 as coisas pareciam estar a mudar com o lanlamento de "Wake up and smell the coffee", onde se voltou a ouvir uma inspiração quase nivelada com os primeiros tempos dos The Cranberries. No entanto, este estado de força durou pouco tempo, em 2003 confirmou-se a separação. Uma pausa por tempo indefinido havia sido anunciada.


O ano passado (2009) trouxe os The Cranberries de volta aos palcos com uma turné que correu uma boa parte do mundo e só prova que os fãs ainda não os esqueceram. Espera-se agora que para além do regresso aos palcos possamos ver tambem um regresso aos estúdios o mais cedo possível.

Resta acrescentar que a banda irlandesa ja conta com mais de 42 milhões de álbuns vendidos. Ouça aqui alguns dos seus maiores sucessos comerciais:

Zombie




Dreams




Linger 




Download aqui do Greatest Hits. 

Sem comentários: