quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Rui Veloso - O Pai do Rock


Já vai em 30 anos de carreira e é considerado o pai do rock português. É um bom argumento para iniciar uma nova secção do blog: "Música Portuguesa" (ver Temas).


Rui Manuel Gaudêncio Veloso é o nome completo do conceituado músico portguês de 53 anos (n. 30/07/1991, Lisboa). Para além de cantar, toca piano e guitarra acústica.
Começou a sua carreira em 1980 com uma banda de garagem chamada Magara Blues. É fã assumido de Eric Capton e B.B. King (com quem já acutou duas vezes em Portugal). No estrangeiro tem ganho reputação como um verdadeiro "Bluesman".

Conta com 9 álbuns de originais (Ar de Rock; Fora de Moda; Guardador de Margens; Rui Veloso; Mingos & Os Samurais; Auto da Pimenta; Lado Lunar; Avenidas e A Espuma das Ondas). Como a maioria dos artistas que ainda se encontram no activo, as melhores músicas (ou pelo menos as mais características) podem ser encontradas nos aos 80 e 90 e estão compiladas em "O Melhor de Rui Veloso - 20 Anos Depois (2000).

Em 2008 lançou, em conjunto com os Per7ume, o tema Intervalo, uma das músicas mais ouvidas nas rádios aquando do seu lançamento.

Ouça aqui alguns dos maiores sucessos de Rui Veloso:


Chico Fininho



Não há Estrelas no Céu



A Paixão



Jura



Intervalo (com os Per7ume)



Fica aqui o link para download da colectânea anteriormente referida. 

Sem comentários: