segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Jim Morrison - Três J


Janis Joplin, Jimi Hendrix e, finalmente, Jim Morrison. Foi o último a morrer e o único com uma banda fixa e célebre. Quem nunca ouviu falar dos The Doors?


James Douglas Morrison nasceu a 8 de Dezembro de 1943 e foi um cantor e compositor famoso dos anos 60. Filho de George Morrison e Clara Morrison, ambos funcionários da marinha americana. Pais rigorosos e conservadores, longe do que se viria a tornar Jim Morrison com o passar dos anos.

Por culpa do trabalho dos pais, o seu local de habitação não foi sempre o mesmo, apesar da maior parte da sua infância ter sido passada na Califórnia. Em 1958, entrou para a Alameda High School, acabando, no entanto, por se formar em 1961 na George Washington high school. Em 1962 foi para a Florida State University, tendo também passado a viver com os avós nesta altura.

Algures em 1962/1963, a vida de Morrison passou de uma vida de estudante  para uma vida boémia, vagueando pela Califórnia, frequentou a Universidade da Califórnia em Los Angeles e formou-se em cinema. Devorava livros, não trabalhava, vivia na rua, nos telhados, tudo sem preocupações, quer consigo, quer com a própria família.

Um dia, Jim ter-se-á encontrado com um ex-colega da universidade e, durante uma conversa surgiu a ideia de formarem uma banda de rock. O ex-colega rapidamente entrou em contacto com outros ex-estudantes da universidade de cinema e, em 1965 a banda estava formada, tinham então nascido os The Doors.

Algum tempo antes de começarem as gravações da banda, Jim Morrison começou a ter problemas com álcool e drogas diversas. Há músicas como "Five to One" onde facilmente se percebe o estado de embriaguez do cantor, com a música cantada, literalmente, aos soluços.

Apesar de tudo, Morrison sempre foi muito agarrado à banda e aos membros que a constituiam, pois recusou inumeras ofertas para fazer carreira a solo, algumas envolvendo valores muito elevados para a época.

Em 1971, The Doors decidiram fazer uma pausa por tempo indefinido, o que levou o vocalista da banda a mudar-se com sua eterna namorada, Pamela Courson, para Paris. Infelizmente, a 3 de Julho desse mesmo ano, o grande Jim Morrison morreu na banheira de sua casa. O relatório oficial diz que a causa da morte doi ataque cardíaco. Há, no entanto, duas teorias alternativas: A primeira, e mais prevísivel, diz que morreu de overdose, ainda que não houvesse conhecimento de que Jim usasse drogas pesadas com heroína; A segunda, diz que o lendário artista terá sido morto pelas autoridades norte-americanas.

Seja como for, não será esquecido e está enterrado em Père-Lachaise, famoso cemitério em Paris.

Dos 3 J's falados no Post it! Music, Jim Morrison e os The Doors são quem mais vende, sendo que, actualmente, os valores situam-se nos dois milhões de CDs e DVDs vendidos anualmente em todo o mundo.

Ouça aqui alguns dos grandes êxitos da banda:

Riders on the Storm



Light my Fire



Roadhouse Blues (excelente versão ao vivo, onde se pode ver o comportamento de Jim Morrison)



Download aqui do Greatest Hits dos The Doors.

1 comentário:

Anónimo disse...

Jimbo...ETERNO
Sua poesia é sempre extasiante
Uma gota em cada olho da humanidade
Um flashback sem retorno
A salvação diante do abismo
Love two timesssss