sábado, 20 de novembro de 2010

Solomon Burke

    
Tal como prometido aquando da notícia da sua morte, chegou agora a altura de escrever um pouco sobre Solomon Burke.


Burke nasceu a 21 de Março de 1940 na Filadélfia e há quem o trate por "The King of Rock 'N Soul" e foi um conhecido cantor de Soul, Gospel e mesmo Rock.

Cresceu numa família modesta e muito católica e começou a sua vida profissional num programa de uma rádio de música Gospel. O auge da sua carreira foi atingido nos anos 60, altura em que lançou uma rande quantidade de singles. Teve desde então uma batalha na música brilhante e é reconhecido por ter introduzido a música Gospel em estilos mais populares como Soul ou mesmo Rock.

Muitas das suas músicas já foram interpretadas por grandes artistas e bandas como Otis Redding e Roling Stones. Tem uma vastíssima discografia que inclui 25 álbuns de originais e ao vivo (excluindo colectâneas) e entrou para o Rock & Roll Hall of Fame em 2001, onde só os melhores figuram.

Com o passar dos anos, Solomon Burke tornou-se cada vez mais gordo e, a partir de certa altua, os seus concertos passaram a ser dados sentado numa poltrona, uma limitação que passou a marca típica.

Tal como anunciado recentemente, a sua morte aconteceu no dia 10/10/10 no aeroporto de Amsterdão.
Apesar de sofrer de obesidade mórbida considerou-se que morreu de forma natural.

Outro dado cursioso: Burke deixou, antes de partir, 21 filhos, 90 netos e 21 bisnetos.

Ouça aqui alguns dos seus maiores exitos:

Everybody Needs Somebody To Love



Cry to Me



I Can't Stop Loving You

Sem comentários: