terça-feira, 23 de novembro de 2010

Foals - Total Life Forever

    
Foals é o nome de uma banda inglesa formada em 2007 e com o primeiro LP lançado em 2008: Antidote.

Chega agora a altura de falarmos sobre o mais recente trabalho, Total Life Forever. Fiel ao seu estilo Indie mas sem esconder influências Pop, Techno e Minimalist, Total Life Forever brinda-nos com 11 músicas, quase todas com uma duração acima de 4 minutos, apesar de "Fugue" com 0:47 minutos.


Antes de uma review mais detalhada, fica aqui a lista de faixas do álbum e uma avaliação global:

1º- Blue Blodd
2º- Miami
3º- Total Life Forever
4º- Black Gold
5º- Spanish Sahara
6º- This Orient
7º- Fugue
8º- After Glow
9º- Alabaster
10º- 2 Trees
11º- What Remains

Avaliação Global: 2,75

Começo por ouvir Blue Blood, a primeira faixa e não fiquei positivamente surpreendido, pois não fiquei, é uma faixa expectável deste tipo de bandas, algo a roçar o banal. Quando passou para Miami as minhas esperanças aumentaram, é uma música muito mais original que a anterior, não excelente, mas indiscutivelmente mais inspirada. Total Life Forever é o primeiro single do ábum com nome homónimo e é, por isso, marcada por um instrumental mais comercial que as anteriores. Dei a mesma nota a esta música e a Miami ainda que com algumas incertezas, Miami é mais agradável de ouvir.

"Pronto, voltámos ao mesmo" - Black Gold não é nada de especial, baixam um pouco as expectativas e chegamos, finalmente, ao segundo e por enquanto último single (Spanish Sahara), música feita para "agradar a gregos e tróianos". Agora um opinião talvez mais pessoal, mas não gostei de "This Orient", chegando mesmo a interrogar-me sobre o que faria ali aquela música... Já suspeitava e depois de ouvir tudo se confirmou, "The Fugue" não é mais do que uma pausa, uma quebra num ábum que, até ver, não estava a ser extraordinário - uma pausa de fraca quaidade, diga-se de passagem.

Quando comecei a ouvir "After Glow" fui confirmar se era mesmo aquela música que estava a ouvir, porque metade da faixa é tão morta e pouco inspirada quanto "The Fugue", ainda que a segunda metade da mesma ganhe ritmo, energia e inspiração.

Depois de ouvir "Alabaster" e "2 Trees" fiquei convencido de que o álbum tinha morrido algumas músicas atrás, em "Spanish Sahara", ainda que o trabalho de bateria de What Remains não esteja mau.

Conclusão: Nada de bom. As primeiras músicas ouvem-se com alguma contade mas "The Fugue" anúncia um trágico fim a Total Life Forever. A partir daqui não há nada que valha realmente a pena. Apesar de não ter achado extraordinário também, gostei mais do "Antidote" (primeiro álbum dos Foals).

Ouça aqui algumas músicas:

Miami



Total Life Forever



Spanish Sahara


Sem comentários: