quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mariza

    
Com uma fama cada vez maior e cada vez mais internacionalizada, aquela que é considerada por muitos como a melhor fadista do Mundo, merece, sem qualquer dúvida, um lugar especial no Post it! Music.


Nasceu a 16 de Dezembro de 1973 em Moçambique. Filha de pai português e mãe moçambicana, Mariza esteve perto de não sobreviver após um parto algo complicado aos 6 meses e meio de gestação. Veio para Portugal com apenas 3 anos e, em 1979, a sua mãe abriu um restaurante chamado Zalala na Mouraria, Lisboa. Por este restaurante passaram fadistas de referência, fadistas que levaram Mariza a fazer a sua primeira atuação em público com apenas 7 anos de idade. Segundo a artista, o seu gosto pelo fado surgiu muito nova por influência do pai que ouvia frequentemente este estilo.

Só durante a adolescência começou a ser levada a sério como cantora e antes de se dedicar inteira e profissionalmente ao fado, abordou estilos mais comuns e apreciados pelos mais jovens naquela época como Pop, Soul e Jazz.

Começou a cantar frequentemente no Sr. Vinho (conhecida casa de fados de Lisboa) e no Café Café de Herman José.

Vários anos se passaram até Mariza lançar o seu primeiro álbum e viver um efeito de internacionalização como o que hoje lhe está associado (2001). Fez a sua primeira digressão em 2002 e, a partir daí, o sucesso da fadista tem aumentado exponencialmente. Convém também referir que o seu primeiro DVD foi editado em 2004 e corresponde a um concerto em Londres.

O seu último trabalho data de 2008 (Terra) e tem sido um sucesso um pouco por todo o Mundo. Lançou 5 álbuns, 2 DVDs, um documentário, 8 colaborações (incluindo A Thousand Years com Sting) e foi vencedora ou nomeada para mais de 25 grandes prémios internacionais.

Por fim, e como curiosidade, Mariza foi a primeira artista portuguesa a ser entrevistada no famosíssimo programa Late Night with David Letterman.

Ouça aqui algumas músicas cantadas por Mariza:

Ó Gente da Minha Terra




Barco Negro




Já agora, para quem diz que a Mariza tem uma veia rock, fica também uma interpretação da música Come As You Are - Nirvana (peço descupa pelas falhas de som):




Nota Pessoal: Não sou grande fã de fado nem tão pouco da Mariza, no entanto quero deixar um grande obrigado e aproveitar para salientar a importância desta grande cantora na música portuguesa.

Sem comentários: