domingo, 21 de novembro de 2010

Clã

    
Continuando a escrever sobre música portuguesa, está na atura de falarmos um pouco sobre os Clã. Banda portuguesa originária do Porto formada em 1992. Banda muito característica quer pela sonoridade produzida, quer pela inconfundível voz de Manuela Azevedo (vocalista).


 Após se formarem, os Clã estiveram em ensaios e preparações durante mais de um ano e so em 1994 começaram a fazer pequenas apresentações ao vivo para em 1995 assinarem o primeiro contrato discográfico, lançando o seu disco de estreia em 1996: LusoQUALQUERcoisa - álbum de sucesso mediano ainda quando a banda dava os primeiros passos na sua carreira.

Em 1997, no espaço de três semanas gravam o novo álbum: Kazoo, um dos mais bem sucedidos da banda com êxitos nacionais como "Problema de Expressão" ou covers como "I'm Free" - originalmente intrepertado pelos Rolling Stones.

O álbum Lustro (2000) trouxe à banda um novo estatuto como uma das referências nacionais. Lustro tem músicas como "Dançar na Corda Bamba" ou a inesquecível "Sopro do Coração" para além de participações de artistas como Sérgio Godinho ou mesmo Manuel Cruz (Ornatos Violeta).

De salientar o primeiro concerto em nome próprio da banda: realizou-se na Aula Magna e contou com a participação de artistas como Manuel Cruz, Nuno Rafael, Maria João & Mário Laginha e Adolfo Luxúria Canibal (dos Mão Morta).

Em 2004 chega o disco "Rosa Carne", trabaho de qualidade mas que nunca conseguiu o sucesso dos seus dois antecessores e em 2007 lançam "Cintura" depois de algum tempo desaparecidos. O primeiro single de "Cintura" chama-se "Tira a Teima" (poderá ouvir aqui).


Integrantes:

Fernando Gonçalves
Hélder Gonçalves
Manuela Azevedo
Miguel Ferreira
Pedro Biscaia
Pedro Rito


Prémios e Nomeações:

- Prémios Blitz 96: Banda Revelação
- Prémios Blitz 97: Melhor Banda, Melhor Canção (Problema de Expressão), Melhor Voz Feminina
- Prémios Blitz 2000: Melhor Voz Feminina, Melhor Banda e Melhor Álbum (Lustro).
- Globo de Ouro 2001: Melhor Música (Sopro do Coração)


Ouça alguns do maiores singles e sucessos desta banda portuguesa de qualidade:

Problema de expressão



Sopro do Coração



Tira a Teima

Sem comentários: