domingo, 8 de julho de 2012

De quantas músicas gostamos num álbum?

   
Há alturas em que levo o ipod para todo lado, mas há outras em que o telemóvel acaba por cumprir o papel de leitor de mp3. Bom, o telemóvel só tem 8gb de memória e por isso quando passo músicas para lá tenho, inevitavelmente, de fazer escolhas e deixar algumas para trás. Ora, isto fez-me pensar numa coisa, dos álbuns que tenho há algum que passe na totalidade para o cartão de memória?


É interessante perceber que, mesmo quando falamos das nossas bandas favoritas, há sempre uma ou outra música em cada álbum menos inspirada e que acaba por ficar para trás em situações como a descrita no parágrafo anterior. Isto fez-me pensar que raramente podemos afirmar que gostamos das músicas todas de um determinado disco, por muito bom que este seja e por muito que gostemos da banda em questão.

Passando a exemplos práticos... Saint Germain. Em particular o álbum "Tourist", um trabalho que acho maravilhoso, no entanto quando o ouço passo invariavelmente a segunda faixa à frente. Como este há muitos outros e, normalmente, quando tenho um limite de espaço relativamente pequeno, dou por mim a escolher as músicas que gosto dentro de cada álbum. Com isto, e voltando à pergunta inicial, há ou não casos em que se possa gostar de tudo o que vem num único cd? Bom, eu penso que sim.

Conheço 5 álbuns onde gosto realmente de todas as músicas, apesar disso nenhum deles pertence a nenhuma das minhas bandas de eleição (apesar de gostar de todas as que vou referir). E aqui fica a minha lista:

- Ornatos Violeta: O Monstro precisa de Amigos
- Jamiroquai: Dynamite
- Evanescence: Fallen
- Maroon 5: Songs About Jane
- Jeff Beck: Emotion & Commotion

Confirmando agora as músicas que tenho no telemóvel, estes são os únicos exemplos onde "não há falhas na lista". Sinceramente, nunca tinha pensado ou sequer reparado nisto, mas a verdade é que se contam pelos dedos (de uma mão normalmente) os álbuns onde não há nenhuma música que nos agrade menos, excluindo, obviamente, Greatest Hits e afins.

Ornatos Violeta - Dia Mau (O Monstro precisa de Amigos)


Jamiroquai - Hot Tequila Brown (Dynamite)


Evanescence - Going Under (Fallen)


Maroon 5 - Harder to Breathe


Jeff Beck - Hammerhead (Emotion &; Commotion)

Sem comentários: