quinta-feira, 5 de julho de 2012

| Músicas para a História | Like a Virgin

     
"Like a Virgin" representa a música pop por excelência, por isso este post tem um objetivo um pouco diferente do que costumo fazer nas "Músicas para a História". Aqui não vale a pena falarmos de covers, penso que se torna muito mais interessante explorar as várias formas como a música foi interpretada.


"Like a Virgin" data de 1984 e pertence ao primeiro álbum de Madonna (de nome homónimo), lançado pela Sire Records. Inicialmente pensou-se que a música não seria indicada para a cantora, sendo posta de parte a hipótese de vir a integrar o álbum, no entanto, com o passar do tempo, Madonna e a sua produtora chegaram à conclusão que o resultado até poderia ser interessante. Não podiam estar mais certos, quase 30 anos passaram e continua a ser um ícone na música pop e da carreira da cantora... Basta pensar que está a ser uma das mais elogiadas da recente MDNA Tour.

Esta sempre foi uma música coberta de polémica em três frentes, na letra, no videoclip e na forma como foi interpretada diversas vezes ao vivo. Tudo na letra tem uma interpretação sexual e uma mais inocente, mas associado a Madonna a canção acabou por ser interpretada na globalidade por esse lado mais "selvagem". O videoclip de Like a Virgin retrata a cantora numa gôndula a passear por Veneza com um vestido de noiva, mostrando a imagem de uma mulher sexualmente independente. Em termos de vendas, o single atingiu o número 1 nos mais variados países do mundo.

Pessoalmente, penso que o mais interessante a falar são as fantásticas performances realizadas pela Rainha da Pop ao longo destes 30 anos, destacando-se a primeira, vestida de noiva em cima de um bolo, a atuação de 1990 em que a música é interpretada em cima de uma cama de veludo simulando cenas de masturbação, a atuação em Confessions Tour, onde se mostra uma mulher mais adulta e, por fim, a versão de MDNA Tour cantada num tom mais grave e com pouco instrumental e electrónica.

Ouça aqui as várias versões apresentadas ao longo dos anos:

Videoclip



1984



1990



2006



2012



Sem comentários: