sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

[ Biografias ] The Dandy Warhols

Bom, hoje vou aproveitar para partilhar um pouco de uma das minhas bandas favoritas, The Dandy warhols, banda norte-americana formada em 1994 que em Portugal ficou muito famosa pela música Bohemian Like You (anúncios da Vodafone).

O primeiro nome da banda foi Andy Warhol’s Wet Dream (ainda que rapidamente tenha sido mudada para o nome actual) e tudo começou como uma brincadeira entre dois amigos, em que um deles (Pete Holmstrom) convenceu Courtney Taylor a participar na formação de uma pequena banda de bairro (neste pequeno mundo ganharam imensa fama muito rapidamente).


Apesar do sucesso em pequena escala que estavam a ter, o primeiro álbum lançado em 1995 teve uma projecção bastante modesta, acabando por não sair muito dos arredores de Portland (onde a banda se formou). Esta fraca projecção foi justificada com o difícil distanciamento de bandas como Velvet Underground, ainda assim nesse mesmo ano conseguiram fazer a sua primeira tourné por vários estados do país.

Em 1996 começaram a ser feitas as gravações do segundo álbum, aquele que seria o primeiro mais sério e definitivo da banda, mas infelizmente estas gravações nunca chegaram a ver a luz do dia (pelo menos de uma forma oficial).

Os Dandy Warhols foram prosseguindo o seu caminho e em 1997 lançam o bem sucedido “…The Dandy Warhols Come Down”, acompanhado de bons singles e de uma digressão mundial (dada a grande aceitação deste álbum na Europa).

O trabalho seguinte veio mudar muito a banda, especialmente pela saída pouco clara de Eric Hedfor (baterista), explicada por divergências com outros membros, o que não deixou de ser estranho, dada a nova dimensão que os músicos estavam a ganhar, especialmente no velho continente. Foi então que no ano 2000 chegou finalmente o tão aguardado “Thirteen Tales From Urban Bohemia”, álbum que veio revolucionar por completo tudo o que se conhecia deste grupo. A sonoridade mudou por completo, foi assim mostrado um trabalho muito mais maduro e pensado do que os anteriores, sendo ainda hoje considerado um dos melhores da banda, tendo na sua lista de faixas músicas como “Godless”, “Sleep”, “Get Off” e a inesquecível “Bohemian Like You”. Tudo parecia ser diferente a partir daqui, este álbum teve uma excelente aceitação quer da critica quer do público, elevou a banda para valores de vendas que nunca tinham conhecido e foi acompanhado de uma grande digressão que lhes deu o estatuto de uma das maiores bandas de rock alternativo do mundo.
Mais uma vez se começou a perceber que vinha aí uma grande mudança, “Welcome To The Monkey House” foi mais um álbum de estúdio e contou com uma produção de luxo, tendo como co-produtor Nick Rhodes (membro de Duran Duran). Uma mudança tão radical nunca é consensual, e foi realmente assim que aconteceu, foi um disco que fez fãs odiarem a banda e que ao mesmo tempo trouxe novos admiradores ao grupos, muitos acharam que era um esquecer das origens, outros consideraram este projecto como uma evolução arrojada do que tinha sido feito até à data. Este álbum foi acompanhado de uma enorme tourné que acabou com uma pausa na banda para descanso, ao fim ao cabo umas férias prolongadas que os artistas já tanto mereciam.

Entretanto, a banda já lanlçou mais dois álbuns, sendo o mais importante destes dois lançado em 2005 e deu pelo nome de “Odditorium Or Warhols Of Mars”, que dividiu ainda mais os fãs da banda. Agora havia quem considerasse este como uma evolução do anterior, estando ainda mais refinado, ao passo que para outros foi um arrastar do já mau anterior projecto.

Para finalizar, resta só acrescentar (e em tom de curiosidade) que o nome da banda é inspirado no artista pop Andy Warhol.

Ouça aqui algumas músicas deste grupo que marcou a sua geração e o rock alternativo de um ponto de vista geral:

Bohemian like you



We used to be friends



Shakin



Get off




Devido ao problema com as partilhas de músicas em blogues e outros espaços, os vídeos aqui presentes não podem ser reproduzidos directamente, sendo necessário o acesso ao próprio site Youtube.

Sem comentários: