quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

[ Músicas para a História ] We Are the World

Ok, realmente não existem muitas versões desta música como é normal nas que entram nesta secção, no entanto, as que existem são muito especiais. São duas, a original e a regravada recentemente, cada uma com uma história, cada uma com um objectivo.



A We Are the World original foi composta em 1985 pelo rei da Pop Michael Jackson e por Lionel Richie e foi interpretada por aqueles que seriam dos maiores cantores da época (45 músicos). O seu objectivo foi muito claro, angariar fundos para o combate à fome em África, Michael Jackson, Tina Turner, Bob Dylan, Bruce Springsteen, Diana Ross, Stevie Wonder e Ray Charles (entre outros) juntaram-se para gravar uma música que, só nos Estados Unidos, vendeu mais de 7 milhões de cópias, um valor que ainda hoje é notável. A música foi produzida pelo maestro (e génio) Quincy Jones.


25 anos depois surgiu "We Are the World 25 for Haiti" e o objectivo mudou, mas a intenção de ajudar manteve-se inalterada. Os fundos arrecadados foram para ajudar as vítimas dos terramotos no Haiti, "aproveitando" também para celebrar os 25 anos da versão original, agora com artistas mais novos, mas igualmente em voga.


Só uma pequena curiosidade que deixa a pensar no que mudou em termos de qualidade nos artistas actuais. Quando a versão original foi gravada não se usou autotune, a época era outra e os cantores mostraram não necessitar de qualquer auxilio na gravação. No entanto, esta nova versão usa e abusa desta transformação em várias partes... Será que as vozes actuais não têm a qualidade das antigas, ou será apenas uma evolução dos tempos?

Sem comentários: